Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/871
metadata.dc.type: Módulo
Título : Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor
Otros títulos : Módulo 303: febre, inflamação e infecção: módulo do tutor
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: Estimulados pela oportunidade de colaborar com a formação dos “novos homens”, damos início ao Módulo 303 “Febre, Inflamação e Infecção” O módulo aborda temas relacionados à gênese da febre, inflamação e infecção, além de terapêutica direcionada a estas situações. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado na prática clínica. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, valorizar o raciocínio clínico. No módulo, trabalharemos com problemas simulados e, além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas que envolvem Febre, Inflamação e Infecção. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam a prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, enfatizando que na biblioteca encontram-se disponíveis livros texto que em muito contribuirão para sua formação teórica. Importante lembrar do modelo pedagógico em “espiral” onde a busca de conhecimento é uma crescente para o seu crescimento. Quanto à abordagem terapêutica, nosso objetivo é propiciar aos estudantes da Terceira série do Curso de Medicina da ESCS, introdução aos princípios da terapêutica utilizada em diversas doenças causados por diferentes microorganismos nas infecções mais prevalentes na população. As atividades foram programadas de forma a serem complementares. Os temas abordados nas sessões de tutoria e nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo. Este módulo objetiva propiciar a aprendizagem de maneira mais didática, de modo a que algumas “verdades de hoje” possam propiciar a descoberta das “novas verdades do amanhã!”.
Palabras clave : Termorregulação
Febre
Inflamação aguda
Inflamação crônica
Microbiologia
Infecção
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor. Brasília: FEPECS, 2021. 24 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/871
Fecha de publicación : feb-2021
Aparece en las colecciones: Módulos 2021 - 2025

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Módulo 303 Tutor 2021.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_febreinflamacaoinfeccao1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.