Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/871
metadata.dc.type: Módulo
Title: Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor
Other Titles: Módulo 303: febre, inflamação e infecção: módulo do tutor
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: Estimulados pela oportunidade de colaborar com a formação dos “novos homens”, damos início ao Módulo 303 “Febre, Inflamação e Infecção” O módulo aborda temas relacionados à gênese da febre, inflamação e infecção, além de terapêutica direcionada a estas situações. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado na prática clínica. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, valorizar o raciocínio clínico. No módulo, trabalharemos com problemas simulados e, além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas que envolvem Febre, Inflamação e Infecção. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam a prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, enfatizando que na biblioteca encontram-se disponíveis livros texto que em muito contribuirão para sua formação teórica. Importante lembrar do modelo pedagógico em “espiral” onde a busca de conhecimento é uma crescente para o seu crescimento. Quanto à abordagem terapêutica, nosso objetivo é propiciar aos estudantes da Terceira série do Curso de Medicina da ESCS, introdução aos princípios da terapêutica utilizada em diversas doenças causados por diferentes microorganismos nas infecções mais prevalentes na população. As atividades foram programadas de forma a serem complementares. Os temas abordados nas sessões de tutoria e nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo. Este módulo objetiva propiciar a aprendizagem de maneira mais didática, de modo a que algumas “verdades de hoje” possam propiciar a descoberta das “novas verdades do amanhã!”.
Keywords: Termorregulação
Febre
Inflamação aguda
Inflamação crônica
Microbiologia
Infecção
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor. Brasília: FEPECS, 2021. 24 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/871
Issue Date: Feb-2021
Appears in Collections:Módulos 2021 - 2025

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Módulo 303 Tutor 2021.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_febreinflamacaoinfeccao1,23 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.