Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/871
Tipo: Módulo
Título: Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor
Título(s) alternativo(s): Módulo 303: febre, inflamação e infecção: módulo do tutor
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: Estimulados pela oportunidade de colaborar com a formação dos “novos homens”, damos início ao Módulo 303 “Febre, Inflamação e Infecção” O módulo aborda temas relacionados à gênese da febre, inflamação e infecção, além de terapêutica direcionada a estas situações. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado na prática clínica. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, valorizar o raciocínio clínico. No módulo, trabalharemos com problemas simulados e, além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas que envolvem Febre, Inflamação e Infecção. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam a prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, enfatizando que na biblioteca encontram-se disponíveis livros texto que em muito contribuirão para sua formação teórica. Importante lembrar do modelo pedagógico em “espiral” onde a busca de conhecimento é uma crescente para o seu crescimento. Quanto à abordagem terapêutica, nosso objetivo é propiciar aos estudantes da Terceira série do Curso de Medicina da ESCS, introdução aos princípios da terapêutica utilizada em diversas doenças causados por diferentes microorganismos nas infecções mais prevalentes na população. As atividades foram programadas de forma a serem complementares. Os temas abordados nas sessões de tutoria e nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo. Este módulo objetiva propiciar a aprendizagem de maneira mais didática, de modo a que algumas “verdades de hoje” possam propiciar a descoberta das “novas verdades do amanhã!”.
Palavras-chave: Termorregulação
Febre
Inflamação aguda
Inflamação crônica
Microbiologia
Infecção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor. Brasília: FEPECS, 2021. 24 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/871
Data do documento: Fev-2021
Aparece nas coleções:Módulos 2021 - 2025

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Módulo 303 Tutor 2021.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_febreinflamacaoinfeccao1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.