Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/434
Tipo: Módulo
Título: Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: estudante: 1ª série do curso de medicina
Título(s) alternativo(s): Módulo 101: introdução ao estudo da medicina: 1ª série do curso de medicina : estudante
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: O modelo curricular da ESCS que busca integrar e operacionalizar os elementos e estruturas que compõem a rede de serviços que oferece, universalmente e com responsabilidades legais, tais como: ações de promoção e prevenção, recuperação e reabilitação para uma população que lhe é adstrita e sobre as quais assentamos a formação de nossos estudantes. O uso das metodologias ativas de ensino aprendizagem é a estratégia adotada no contexto inicial do nosso currículo, metodologia conhecida como ABP/PBL, mas também merecem destaque a problematização na IESC, o treinamento em Habilidade e Atitudes, Internato, etc. (Belaciano, M. I., 2006). O sociólogo e filosofo Francês, Edgar Morin, dedica-se há vários anos à elaboração de um “método” recusando o fracionamento dos saberes e buscando contextualizar e reunir o conhecimento parcial em um todo no qual ele assume um sentido, questões a serem abordadas no ensino, em geral e especialmente no ensino superior. Na área médica, a fragmentação do conhecimento se materializou no decorrer do século XX com a superespecialização estimulada pela sociedade tecnicista. De fato, ao lado do grande aumento dos custos dos sistemas de saúde e das críticas à desumanização da medicina, a superespecialização serviu de elemento desencadeante do movimento pelo renascimento do médico de família, buscando dessa forma a humanização da medicina e a racionalização da prestação de serviços por meio do uso parcimonioso da alta tecnologia e de profissionais altamente especializados. Esse movimento procura restabelecer a importância do médico generalista, tanto em termos de número quanto de qualidade da formação profissional. O paciente real é um ser integral, complexo, não fragmentável e inserido num contexto familiar e social! Dentro dessa lógica, fica evidente que a formação exclusivamente biologicista não é capaz de propiciar ao médico a capacidade de compreensão dos fenômenos humanos indispensáveis ao atendimento satisfatório nos âmbitos individual e coletivo.
Palavras-chave: Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Estudante
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: estudante: 1ª série do curso de medicina. Brasília: FEPECS, 2008. 23 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/434
Data do documento: Mar-2008
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MOD 101 Estudante.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_introducaoaoestudodamedicina101estudante208,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.