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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-05-25T18:13:18Z-
dc.date.available2023-05-31-
dc.date.available2023-05-25T18:13:18Z-
dc.date.issued2008-03-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: estudante: 1ª série do curso de medicina. Brasília: FEPECS, 2008. 23 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/434-
dc.description.resumoO modelo curricular da ESCS que busca integrar e operacionalizar os elementos e estruturas que compõem a rede de serviços que oferece, universalmente e com responsabilidades legais, tais como: ações de promoção e prevenção, recuperação e reabilitação para uma população que lhe é adstrita e sobre as quais assentamos a formação de nossos estudantes. O uso das metodologias ativas de ensino aprendizagem é a estratégia adotada no contexto inicial do nosso currículo, metodologia conhecida como ABP/PBL, mas também merecem destaque a problematização na IESC, o treinamento em Habilidade e Atitudes, Internato, etc. (Belaciano, M. I., 2006). O sociólogo e filosofo Francês, Edgar Morin, dedica-se há vários anos à elaboração de um “método” recusando o fracionamento dos saberes e buscando contextualizar e reunir o conhecimento parcial em um todo no qual ele assume um sentido, questões a serem abordadas no ensino, em geral e especialmente no ensino superior. Na área médica, a fragmentação do conhecimento se materializou no decorrer do século XX com a superespecialização estimulada pela sociedade tecnicista. De fato, ao lado do grande aumento dos custos dos sistemas de saúde e das críticas à desumanização da medicina, a superespecialização serviu de elemento desencadeante do movimento pelo renascimento do médico de família, buscando dessa forma a humanização da medicina e a racionalização da prestação de serviços por meio do uso parcimonioso da alta tecnologia e de profissionais altamente especializados. Esse movimento procura restabelecer a importância do médico generalista, tanto em termos de número quanto de qualidade da formação profissional. O paciente real é um ser integral, complexo, não fragmentável e inserido num contexto familiar e social! Dentro dessa lógica, fica evidente que a formação exclusivamente biologicista não é capaz de propiciar ao médico a capacidade de compreensão dos fenômenos humanos indispensáveis ao atendimento satisfatório nos âmbitos individual e coletivo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleIntrodução ao estudo da medicina: módulo 101: estudante: 1ª série do curso de medicinapt_BR
dc.title.alternativeMódulo 101: introdução ao estudo da medicina: 1ª série do curso de medicina : estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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