Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1097
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19
metadata.dc.creator: Parente, Bárbara de Andrade Vaz
Barbosa, Aline Fernanda de Sá Reis
Lima, Lucas Brito de
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: Relatar a experiência sobre a ação do Programa Saúde na Escola acerca do luto no contexto de pandemia de COVID-19, abordando aspectos relativos ao cuidado e à promoção da saúde mental na comunidade escolar, com enfoque nos estudantes adolescentes, destacando a atuação da Atenção Primária à Saúde no planejamento e execução da ação solicitada por um Centro de Ensino Médio localizado em Brasília-DF. Método:Estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, referente à ação realizada remotamente durante os meses de outubro e novembro de 2021, por meio de uma roda de conversa com professores da escola. Resultados: Foram identificados desafios na realização e continuidade da ação, além da baixa participação dos professores, impactando a efetividade e limitando o alcance. Conclusão: Constatou-se a importância de fortalecer estratégias conjuntas de educação em saúde para enfrentar o luto e garantira atenção integral a esta população.
Abstract: Objective: To report the experience of the action of the Health at School Program on grief in the context of the COVID-19 pandemic, addressing aspects related to the care and promotion of mental health in the school community, with a focus on adolescent students, highlighting the role of Primary Care to Health in the planning and execution of the action requested by a High School Center located in Brasília-DF. Method:Descriptive study with a qualitative approach, of the experience report type, referring to the action carried out remotely during the months of October and November2021, through a conversation circle with schoolteachers. Results: Challenges were identified in carrying out and continuing the action, in addition to the low participation of teachers, impacting effectiveness and limiting the scope. Conclusion: It was found the importance of strengthening joint health education strategies to face grief and ensure comprehensive care for this population.
Keywords: Adolescentes
Atenção primária à saúde
Luto
Pandemia
Programa de saúde na escola
Covid-19
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: PARENTE, B. A. V. .; BARBOSA, A. F. S. R.; LIMA, L. B. Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 3, n. 16, p. 220–244, 2022. DOI: 10.51723/hrj.v3i16.591. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/591. Acesso em: 16 maio. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1097
Issue Date: 3-May-2022
Appears in Collections:Nefrologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
artigo+591.pdfARTIGO_HRJ_RES_programadesaudenaescola359,45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.