Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1097
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19
Autor(es): Parente, Bárbara de Andrade Vaz
Barbosa, Aline Fernanda de Sá Reis
Lima, Lucas Brito de
Resumo: Objetivo: Relatar a experiência sobre a ação do Programa Saúde na Escola acerca do luto no contexto de pandemia de COVID-19, abordando aspectos relativos ao cuidado e à promoção da saúde mental na comunidade escolar, com enfoque nos estudantes adolescentes, destacando a atuação da Atenção Primária à Saúde no planejamento e execução da ação solicitada por um Centro de Ensino Médio localizado em Brasília-DF. Método:Estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, referente à ação realizada remotamente durante os meses de outubro e novembro de 2021, por meio de uma roda de conversa com professores da escola. Resultados: Foram identificados desafios na realização e continuidade da ação, além da baixa participação dos professores, impactando a efetividade e limitando o alcance. Conclusão: Constatou-se a importância de fortalecer estratégias conjuntas de educação em saúde para enfrentar o luto e garantira atenção integral a esta população.
Abstract: Objective: To report the experience of the action of the Health at School Program on grief in the context of the COVID-19 pandemic, addressing aspects related to the care and promotion of mental health in the school community, with a focus on adolescent students, highlighting the role of Primary Care to Health in the planning and execution of the action requested by a High School Center located in Brasília-DF. Method:Descriptive study with a qualitative approach, of the experience report type, referring to the action carried out remotely during the months of October and November2021, through a conversation circle with schoolteachers. Results: Challenges were identified in carrying out and continuing the action, in addition to the low participation of teachers, impacting effectiveness and limiting the scope. Conclusion: It was found the importance of strengthening joint health education strategies to face grief and ensure comprehensive care for this population.
Palavras-chave: Adolescentes
Atenção primária à saúde
Luto
Pandemia
Programa de saúde na escola
Covid-19
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: PARENTE, B. A. V. .; BARBOSA, A. F. S. R.; LIMA, L. B. Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 3, n. 16, p. 220–244, 2022. DOI: 10.51723/hrj.v3i16.591. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/591. Acesso em: 16 maio. 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1097
Data do documento: 3-Mai-2022
Aparece nas coleções:Nefrologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo+591.pdfARTIGO_HRJ_RES_programadesaudenaescola359,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.