Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1097
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorParente, Bárbara de Andrade Vaz-
dc.creatorBarbosa, Aline Fernanda de Sá Reis-
dc.creatorLima, Lucas Brito de-
dc.date.accessioned2024-05-23T18:23:20Z-
dc.date.available2024-05-18-
dc.date.available2024-05-23T18:23:20Z-
dc.date.issued2022-05-03-
dc.identifier.citationPARENTE, B. A. V. .; BARBOSA, A. F. S. R.; LIMA, L. B. Programa saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 3, n. 16, p. 220–244, 2022. DOI: 10.51723/hrj.v3i16.591. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/591. Acesso em: 16 maio. 2024.pt_BR
dc.citation.volume3pt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1097-
dc.description.abstractObjective: To report the experience of the action of the Health at School Program on grief in the context of the COVID-19 pandemic, addressing aspects related to the care and promotion of mental health in the school community, with a focus on adolescent students, highlighting the role of Primary Care to Health in the planning and execution of the action requested by a High School Center located in Brasília-DF. Method:Descriptive study with a qualitative approach, of the experience report type, referring to the action carried out remotely during the months of October and November2021, through a conversation circle with schoolteachers. Results: Challenges were identified in carrying out and continuing the action, in addition to the low participation of teachers, impacting effectiveness and limiting the scope. Conclusion: It was found the importance of strengthening joint health education strategies to face grief and ensure comprehensive care for this population.pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: Relatar a experiência sobre a ação do Programa Saúde na Escola acerca do luto no contexto de pandemia de COVID-19, abordando aspectos relativos ao cuidado e à promoção da saúde mental na comunidade escolar, com enfoque nos estudantes adolescentes, destacando a atuação da Atenção Primária à Saúde no planejamento e execução da ação solicitada por um Centro de Ensino Médio localizado em Brasília-DF. Método:Estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, referente à ação realizada remotamente durante os meses de outubro e novembro de 2021, por meio de uma roda de conversa com professores da escola. Resultados: Foram identificados desafios na realização e continuidade da ação, além da baixa participação dos professores, impactando a efetividade e limitando o alcance. Conclusão: Constatou-se a importância de fortalecer estratégias conjuntas de educação em saúde para enfrentar o luto e garantira atenção integral a esta população.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofHealth Residencies Journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectLutopt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectPrograma de saúde na escolapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titlePrograma saúde na escola e a ação sobre o luto em tempos de COVID-19pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
Aparece nas coleções:Nefrologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo+591.pdfARTIGO_HRJ_RES_programadesaudenaescola359,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.