Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/987
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Título : Satisfação e autonomia docente em instituição de ensino superior em enfermagem
Otros títulos : Teacher satisfaction and autonomy in a higher education institution in nursing
metadata.dc.creator: Menezes, Kátia Rodrigues
Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi
metadata.dc.description.resumo: Objetivo: analisar o grau de satisfação dos docentes de graduação em enfermagem de instituição pública, correlacionando autonomia e satisfação profissional. Método: estudo descritivo, transversal, quantitativo, cujos dados passa-ram por estatística descritiva e testes paramétricos. Resultados: participaram 77 docentes que demonstraram moderada satisfação global e maior satisfação no relacionamento com os alunos. Não houve relação estatística entre satisfação e as variáveis do estudo, mas a correlação entre autonomia e satisfação foi significativa. Conclusão: o estudo apontou que a maior satisfação dos docentes está ligada aos fatores intrínsecos ao trabalho. A autonomia docente correlacionou-se positivamente à satisfação no trabalho, sendo apontada como uma influência para a satisfação dos docentes. A potencialização da autonomia pode contribuir sobremaneira para a satisfação no trabalho.
Resumen : Objective: to analyze the degree of satisfaction of undergraduate nur-sing professors at a public institution, correlating autonomy and job satisfaction. Method: descriptive, cross-sectional, quantitative study, whose data un-derwent descriptive statistics and parametric tests. Results: 77 teachers participated who showed moderate global satisfac-tion and greater satisfaction in the relationship with students. There was no statistical relationship between satisfaction and the study variables,but the correlation between autonomy and satis-faction was significant. Conclusion: teacher autonomy was positively correlated with job satisfaction,being pointed as an influence on teachers’ satisfaction. The empowerment of autonomy can greatly contribute to job satisfaction.
Palabras clave : Satisfação no emprego
Docentes de enfermagem
Educação em enfermagem
Educação superior
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : MENEZES, K. R.; NOVAES, M. R. C. G. Satisfação e autonomia docente em instituição de ensino superior em enfermagem. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 33, n. 03, 2022. DOI: 10.51723/ccs.v33i03.930. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/930. Acesso em: 16 abr. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/987
Fecha de publicación : 22-jul-2022
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CCS_v33n3_13_ID-930.pdfARTIGO_CCS_satisfacaoeautonomiadocente101,97 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.