Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/987
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
Title: | Satisfação e autonomia docente em instituição de ensino superior em enfermagem |
Other Titles: | Teacher satisfaction and autonomy in a higher education institution in nursing |
metadata.dc.creator: | Menezes, Kátia Rodrigues Novaes, Maria Rita Carvalho Garbi |
metadata.dc.description.resumo: | Objetivo: analisar o grau de satisfação dos docentes de graduação em enfermagem de instituição pública, correlacionando autonomia e satisfação profissional. Método: estudo descritivo, transversal, quantitativo, cujos dados passa-ram por estatística descritiva e testes paramétricos. Resultados: participaram 77 docentes que demonstraram moderada satisfação global e maior satisfação no relacionamento com os alunos. Não houve relação estatística entre satisfação e as variáveis do estudo, mas a correlação entre autonomia e satisfação foi significativa. Conclusão: o estudo apontou que a maior satisfação dos docentes está ligada aos fatores intrínsecos ao trabalho. A autonomia docente correlacionou-se positivamente à satisfação no trabalho, sendo apontada como uma influência para a satisfação dos docentes. A potencialização da autonomia pode contribuir sobremaneira para a satisfação no trabalho. |
Abstract: | Objective: to analyze the degree of satisfaction of undergraduate nur-sing professors at a public institution, correlating autonomy and job satisfaction. Method: descriptive, cross-sectional, quantitative study, whose data un-derwent descriptive statistics and parametric tests. Results: 77 teachers participated who showed moderate global satisfac-tion and greater satisfaction in the relationship with students. There was no statistical relationship between satisfaction and the study variables,but the correlation between autonomy and satis-faction was significant. Conclusion: teacher autonomy was positively correlated with job satisfaction,being pointed as an influence on teachers’ satisfaction. The empowerment of autonomy can greatly contribute to job satisfaction. |
Keywords: | Satisfação no emprego Docentes de enfermagem Educação em enfermagem Educação superior |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | MENEZES, K. R.; NOVAES, M. R. C. G. Satisfação e autonomia docente em instituição de ensino superior em enfermagem. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 33, n. 03, 2022. DOI: 10.51723/ccs.v33i03.930. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/930. Acesso em: 16 abr. 2024. |
metadata.dc.rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v33i03.930 |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/987 |
Issue Date: | 22-Jul-2022 |
Appears in Collections: | Artigos publicados em periódicos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CCS_v33n3_13_ID-930.pdf | ARTIGO_CCS_satisfacaoeautonomiadocente | 101,97 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.