Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/815
metadata.dc.type: Módulo
Título : Interação ensino – serviços – comunidade III
Otros títulos : IESCS III
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: No Programa Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC), os discentes desenvolverão atividades para o indivíduo, às famílias e à comunidade nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS): Unidade Básica de Saúde (UBS), Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de referência e/ou nos equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. É um programa fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e em grupo, correlacionando-as com os outros programas educacionais da ESCS. O (a) discente adquire aprendizado do processo saúde/doença e de seus determinantes sociais por meio da utilização dos indicadores epidemiológicos e da prática nos cenários de aprendizagem. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a gestão da Região de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos discentes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços, e sempre que possível, continuar-se-á as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pelo grupo atual ou pelos outros grupos de 3ª série. Especificamente na IESC 3.ª série, os discentes abordarão teoricamente os seguintes temas: Redes de Atenção á Saúde (RAS) e Modelos de Atenção, Atenção Primária à Saúde (APS), Dispositivos da Política Nacional de Humanização, Método Clínico Centrado na Pessoa, Metodologias ativas para realização de práticas educativas. Termas complementares como: Saúde Mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Medicina Rural e Prevenção Quaternária, poderão ser vistos, se houver oportunidade nos cenários. No campo prático utilizarão as tecnologias para aprimoramento da APS, como: prática do acolhimento, com clínica ampliada e classificação de risco, cuidado individual centrado na pessoa, elaboração de projetos terapêuticos singulares com genograma e ecomapa, práticas educativas usando metodologias ativas e outros instrumentos, de modo a fomentar a discussão sobre o cuidado e o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde em territórios concretos. O planejamento e programação das atividades ocorrerão conjuntamente entre discentes, docentes, preceptores, gestores e, se possível, de integrantes de equipamentos sociais da comunidade para garantir o desempenho da metodologia participativa da pedagogia da problematização e serão desenvolvidas semanalmente, no período de: 03 de Fevereiro a 20 de novembro de 2020. Nos cenários de ensino localizados nas Regiões Administrativas: Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão (ANEXO D).
Palabras clave : Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Atenção primária à saúde
Interação ensino e serviço
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços e comunidade III. Brasília: FEPECS, 2020. 50 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/815
Fecha de publicación : feb-2020
Aparece en las colecciones: Módulos 2016 - 2020

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Manual IESC III 2020.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_interacaoeensino31,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.