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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2024-03-12T13:23:42Z-
dc.date.available2023-12-25-
dc.date.available2024-03-12T13:23:42Z-
dc.date.issued2020-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços e comunidade III. Brasília: FEPECS, 2020. 50 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/815-
dc.description.resumoNo Programa Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC), os discentes desenvolverão atividades para o indivíduo, às famílias e à comunidade nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS): Unidade Básica de Saúde (UBS), Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de referência e/ou nos equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. É um programa fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e em grupo, correlacionando-as com os outros programas educacionais da ESCS. O (a) discente adquire aprendizado do processo saúde/doença e de seus determinantes sociais por meio da utilização dos indicadores epidemiológicos e da prática nos cenários de aprendizagem. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a gestão da Região de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos discentes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços, e sempre que possível, continuar-se-á as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pelo grupo atual ou pelos outros grupos de 3ª série. Especificamente na IESC 3.ª série, os discentes abordarão teoricamente os seguintes temas: Redes de Atenção á Saúde (RAS) e Modelos de Atenção, Atenção Primária à Saúde (APS), Dispositivos da Política Nacional de Humanização, Método Clínico Centrado na Pessoa, Metodologias ativas para realização de práticas educativas. Termas complementares como: Saúde Mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Medicina Rural e Prevenção Quaternária, poderão ser vistos, se houver oportunidade nos cenários. No campo prático utilizarão as tecnologias para aprimoramento da APS, como: prática do acolhimento, com clínica ampliada e classificação de risco, cuidado individual centrado na pessoa, elaboração de projetos terapêuticos singulares com genograma e ecomapa, práticas educativas usando metodologias ativas e outros instrumentos, de modo a fomentar a discussão sobre o cuidado e o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde em territórios concretos. O planejamento e programação das atividades ocorrerão conjuntamente entre discentes, docentes, preceptores, gestores e, se possível, de integrantes de equipamentos sociais da comunidade para garantir o desempenho da metodologia participativa da pedagogia da problematização e serão desenvolvidas semanalmente, no período de: 03 de Fevereiro a 20 de novembro de 2020. Nos cenários de ensino localizados nas Regiões Administrativas: Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão (ANEXO D).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectInteração ensino e serviçopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleInteração ensino – serviços – comunidade IIIpt_BR
dc.title.alternativeIESCS IIIpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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