Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/747
Tipo: Módulo
Título: Interação ensino-serviços comunidade-III
Título(s) alternativo(s): IESC III
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: No Programa Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC), os discentes desenvolverão atividades para o indivíduo, às famílias e à comunidade nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS): Unidade Básica de Saúde (UBS), Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de referência e/ou nos equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. É um programa fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e em grupo, correlacionando-as com os outros programas educacionais da ESCS. O (a) discente adquire aprendizado do processo saúde/doença e de seus determinantes sociais por meio da utilização dos indicadores epidemiológicos e da prática nos cenários de aprendizagem. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a gestão da Região de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos discentes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços, e sempre que possível, continuar-se-á as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pela grupo atual ou pelas outras grupos de 3ª série. Especificamente na IESC 3.ª série, os discentes abordarão os seguintes temas: Redes e Modelos de Atenção, Atenção Primária à Saúde, Dispositivos da Política Nacional de Humanização, Método Clínico Centrado na Pessoa, Saúde mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Metodologias das práticas educativas, Medicina Rural e Prevenção Quaternária e utilizarão as tecnologias para aprimoramento da APS, como: prática do acolhimento, com clínica ampliada e classificação de risco, cuidado individual centrado na pessoa, elaboração de projetos terapêuticos singulares, práticas educativas usando metodologias ativas e outros instrumentos, de modo a fomentar a discussão sobre o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde em territórios concretos. O planejamento e programação das atividades ocorrerão conjuntamente entre discentes, docentes, preceptores, gestores e, se possível, de integrantes de equipamentos sociais da comunidade para garantir o desempenho da metodologia participativa da pedagogia da problematização e serão desenvolvidas semanalmente, no período de 29 de janeiro a 19 de novembro de 2018 nas Regiões Administrativas: Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão (ANEXOS D).
Palavras-chave: Educação médica
Atenção primária à saúde
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação: ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2018. 47 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/747
Data do documento: Fev-2018
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MANUAL IESC III 2018 - NORMALIZADO BCE.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservisocomunidade31,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.