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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-10-25T16:58:32Z-
dc.date.available2023-10-30-
dc.date.available2023-10-25T16:58:32Z-
dc.date.issued2018-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação: ensino-serviços-comunidade III. Brasília: FEPECS, 2018. 47 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/747-
dc.description.resumoNo Programa Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC), os discentes desenvolverão atividades para o indivíduo, às famílias e à comunidade nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS): Unidade Básica de Saúde (UBS), Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de referência e/ou nos equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. É um programa fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e em grupo, correlacionando-as com os outros programas educacionais da ESCS. O (a) discente adquire aprendizado do processo saúde/doença e de seus determinantes sociais por meio da utilização dos indicadores epidemiológicos e da prática nos cenários de aprendizagem. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a gestão da Região de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos discentes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços, e sempre que possível, continuar-se-á as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pela grupo atual ou pelas outras grupos de 3ª série. Especificamente na IESC 3.ª série, os discentes abordarão os seguintes temas: Redes e Modelos de Atenção, Atenção Primária à Saúde, Dispositivos da Política Nacional de Humanização, Método Clínico Centrado na Pessoa, Saúde mental, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), Metodologias das práticas educativas, Medicina Rural e Prevenção Quaternária e utilizarão as tecnologias para aprimoramento da APS, como: prática do acolhimento, com clínica ampliada e classificação de risco, cuidado individual centrado na pessoa, elaboração de projetos terapêuticos singulares, práticas educativas usando metodologias ativas e outros instrumentos, de modo a fomentar a discussão sobre o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde em territórios concretos. O planejamento e programação das atividades ocorrerão conjuntamente entre discentes, docentes, preceptores, gestores e, se possível, de integrantes de equipamentos sociais da comunidade para garantir o desempenho da metodologia participativa da pedagogia da problematização e serão desenvolvidas semanalmente, no período de 29 de janeiro a 19 de novembro de 2018 nas Regiões Administrativas: Estrutural, Recanto das Emas, Samambaia, Sobradinho, Sobradinho II e Varjão (ANEXOS D).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.titleInteração ensino-serviços comunidade-IIIpt_BR
dc.title.alternativeIESC IIIpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelSuperiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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