Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/722
metadata.dc.type: Módulo
Título : Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutor
Otros títulos : Módulo 302: dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: manual do tutor
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: A percepção da medicina ao longo da história foi muito conturbada como podemos observar nas citações acima. A segurança, ainda que vulnerável que temos hoje, nem se compara com os tempos em que ignorávamos micro-organismos e atribuíamos as enfermidades aos humores de Hipócrates. Para chegarmos até aqui, quilíades de conhecimento foram criadas e substituídas no decorrer da história. Nesse contexto, a grande diferença se deu com quando, à arte médica, foi agregado o uso do método científico. É nele que devemos construir o alicerce para uma prática clínica mais segura e honesta com nossos pacientes, não somente nas oportunidades oferecidas por este módulo, mas em toda a prática clínica. Este manual aborda temas relacionados à clínica do trato digestivo e seus anexos. O módulo tutorial, é constituído por 10 sessões de ABP e 7 palestras alinhadas com os objetivos educacionais descritos neste manual, contemplando as áreas de conhecimento descritas na árvore temática do módulo. Assim como os outros módulos da 3ª série, espera-se que as atividades desenvolvidas permitam o desenvolvimento da análise da prática clínica com a integração de conhecimentos tão diversos quanto anátomo-fisiologia, patologia, psicologia, semiologia, propedêutica, terapia, epidemiologia, medicina socioambiental, entre outras áreas. Também é esperado que este módulo, aumente a familiarização do estudante com os principais métodos diagnósticos complementares relacionados ao trato digestivo e seus anexos e suas interpretações. Ao final deste manual são relacionados alguns resultados de referência para exames comuns, com o objetivo de auxiliar a discussão nos tutoriais, entretanto, é de grande importância, ressaltar que o conhecimento sobre outros métodos propedêuticos não listados neste manual serão necessários durante os tutoriais. Em conformidade com o método de ensino adotado pela escola, salienta-se que este módulo visa dar continuidade à espiral de conhecimento do estudante, o que significa que os conhecimentos prévios adquiridos em todos os módulos e séries anteriores poderão ser rediscutidos e avaliados. Entretanto, deve-se estar ciente que o conteúdo referente à clínica do trato digestivo e seus anexos não será esgotado, o que torna o estudante responsável por complementar seu estudo sobre o tema sempre que isso se fizer necessário para suas atividades clínicas. Qualquer dúvida, feedback ou sugestão poderá ser comunicado a qualquer momento diretamente ao coordenador do módulo. A construção deste manual demandou muito trabalho, tempo e zelo, por isso, estamos seguros de que este será um módulo muito enriquecedor e desejamos ao estudante um excelente proveito.
Palabras clave : Vômitos e diafagia
Síndrome dispéptica
Síndrome ictérica
Abdome agudo
Pancreatite
Abdome agudo vascular
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::GASTROENTEROLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2017. 31 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/722
Fecha de publicación : feb-2017
Aparece en las colecciones: Módulos 2016 - 2020

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Modulo 302 Tutor 2017.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_dorabdominalvomitodiarreia966,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.