Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/654
metadata.dc.type: Módulo
Title: Nascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do tutor
Other Titles: Módulo 201: nascimento crescimento e desenvolvimento: manual do tutor
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: Ser pediatra é amparar a vida na nascente, alegrar-se com o vigor do primeiro choro no concerto das notas gemidas e gritadas da sala de parto; festejar a plenitude da escala de “Apgar”; o suave solfejo das funções vitais que expelem, eliminam e secretam, os arcaicos reflexos de pequeninos seres que abraçam, prendem, rastejam, sugam e andam. Ser pediatra é ensejar o encontro que gera colostro, jorra leite, brota estímulos, lança sinapses, estrutura cérebro, funda afeto, aprofunda ternura, desenha sorrisos, revela singularidades. Ser pediatra é equilibrar o peso do indivíduo na complexa medida do organismo em expansão, regular estaturas que se elevam caprichosamente, sem cessar. Ser pediatra é compartir ansiedades recônditas de materno valor, responsabilidades participativas de paterno significado, vibrações coletivas de sentimentos parentes, o brilho da alegria perfeita, o prazer da expectativa atendida, ou a amargura da tristeza misturada com a dor da frustração. Ser pediatra é promover saúde, prevenir doença, evitar acidente, afastar intoxicação, identificar desvios, corrigir rotas, apurar cuidados, afinar harmonia de comportamentos, abrir janelas potenciais de cada vida que cresce em suas mãos médicas, de cada mente que se desenvolve sob seu olhar sensível e perceptivo. Ser pediatra é proteger a infância como sucessão cambiante de marcos que preparam caminhos e a adolescência como afirmação de conquistas que precedem maturidade. Ser pediatra é apaixonar-se pela ética, amar o direito, desarmar a violência, repudiar a injustiça, indignar-se com as desigualdades, arrostar a hipocrisia militante do adulto que negligencia crianças e criminaliza menores. Ser pediatra é conhecer o traço humano no monumento da anatomia infantil, no segredo molecular da genética que fontaliza predisposições, na dinâmica substancial da bioquímica que reage e metaboliza, na exuberância da fisiologia que emana energias e ilumina o espetáculo da existência." O texto acima, de autoria do Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, ilustra bem as peculiaridades da Pediatria, uma especialidade que envolve a relação do médico não apenas com o paciente, mas também com os seus familiares e seu contexto social global. Além da saúde física, o pediatra também se preocupa com a saúde mental dos seus pacientes, e com isso contribui para a criação de futuros adultos mentalmente sadios que constituirão uma sociedade mais harmônica e fraterna. Como disse Nélson Mandela: "Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças." Sim, o atendimento pediátrico é envolto em grande complexidade e responsabilidade, mas também é cheio de recompensas para o médico... Nosso módulo convida a todos para uma imersão neste universo tão complexo e rico de vivências únicas.
Keywords: Crescimento humano
Saúde integral
Saúde da criança
Desenvolvimento humano
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Nascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2015. 26 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/654
Issue Date: Feb-2015
Appears in Collections:Módulos 2011 - 2015

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Modulo 201 2015 final_NORMALIZADO (1).pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_nascimentoedesenvolvimento378,28 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.