Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/654
Tipo: Módulo
Título: Nascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do tutor
Título(s) alternativo(s): Módulo 201: nascimento crescimento e desenvolvimento: manual do tutor
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: Ser pediatra é amparar a vida na nascente, alegrar-se com o vigor do primeiro choro no concerto das notas gemidas e gritadas da sala de parto; festejar a plenitude da escala de “Apgar”; o suave solfejo das funções vitais que expelem, eliminam e secretam, os arcaicos reflexos de pequeninos seres que abraçam, prendem, rastejam, sugam e andam. Ser pediatra é ensejar o encontro que gera colostro, jorra leite, brota estímulos, lança sinapses, estrutura cérebro, funda afeto, aprofunda ternura, desenha sorrisos, revela singularidades. Ser pediatra é equilibrar o peso do indivíduo na complexa medida do organismo em expansão, regular estaturas que se elevam caprichosamente, sem cessar. Ser pediatra é compartir ansiedades recônditas de materno valor, responsabilidades participativas de paterno significado, vibrações coletivas de sentimentos parentes, o brilho da alegria perfeita, o prazer da expectativa atendida, ou a amargura da tristeza misturada com a dor da frustração. Ser pediatra é promover saúde, prevenir doença, evitar acidente, afastar intoxicação, identificar desvios, corrigir rotas, apurar cuidados, afinar harmonia de comportamentos, abrir janelas potenciais de cada vida que cresce em suas mãos médicas, de cada mente que se desenvolve sob seu olhar sensível e perceptivo. Ser pediatra é proteger a infância como sucessão cambiante de marcos que preparam caminhos e a adolescência como afirmação de conquistas que precedem maturidade. Ser pediatra é apaixonar-se pela ética, amar o direito, desarmar a violência, repudiar a injustiça, indignar-se com as desigualdades, arrostar a hipocrisia militante do adulto que negligencia crianças e criminaliza menores. Ser pediatra é conhecer o traço humano no monumento da anatomia infantil, no segredo molecular da genética que fontaliza predisposições, na dinâmica substancial da bioquímica que reage e metaboliza, na exuberância da fisiologia que emana energias e ilumina o espetáculo da existência." O texto acima, de autoria do Dr. Dioclécio Campos Júnior, ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, ilustra bem as peculiaridades da Pediatria, uma especialidade que envolve a relação do médico não apenas com o paciente, mas também com os seus familiares e seu contexto social global. Além da saúde física, o pediatra também se preocupa com a saúde mental dos seus pacientes, e com isso contribui para a criação de futuros adultos mentalmente sadios que constituirão uma sociedade mais harmônica e fraterna. Como disse Nélson Mandela: "Não existe revelação mais nítida da alma de uma sociedade do que a forma como esta trata as suas crianças." Sim, o atendimento pediátrico é envolto em grande complexidade e responsabilidade, mas também é cheio de recompensas para o médico... Nosso módulo convida a todos para uma imersão neste universo tão complexo e rico de vivências únicas.
Palavras-chave: Crescimento humano
Saúde integral
Saúde da criança
Desenvolvimento humano
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Nascimento crescimento e desenvolvimento: módulo 201: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2015. 26 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/654
Data do documento: Fev-2015
Aparece nas coleções:Módulos 2011 - 2015

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Modulo 201 2015 final_NORMALIZADO (1).pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_nascimentoedesenvolvimento378,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.