Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/476
metadata.dc.type: Módulo
Title: Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante
Other Titles: Módulo 102: concepção e formação do ser humano: manual do estudante
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: Porque iniciar um curso de medicina com o estudo da concepção e formação do ser humano? O modelo adotado na ESCS para construção da grade curricular segue a lógica do ciclo da vida, que se inicia na concepção. O assunto é amplo, interessante, recheado de aspectos ético, filosófico e alvo de avanço técnico muito intenso. Importantes questões ligadas à procriação permanecem refletidas na busca crescente de técnicas avançadas de reprodução assistida. A concepção é fundamental, como requisito à perpetuação da espécie humana, garantida como componente do direito individual, mas é influenciada pela crescente pressão sobre os desequilíbrios ecológicos e econômicos, gerados pela superpopulação, especialmente em países pobres. A pluripotencialidade para organogênese, característica de células tronco forneceu um novo alento à questão do tratamento de doenças até então incuráveis, como a paralisia. O sequenciamento completo do genoma da espécie humana abriu perspectivas até poucos anos inimagináveis para a compreensão do controle do desenvolvimento embrionário. O Módulo Temático Concepção e Formação do Ser Humano traz como proposta conduzir o estudante ao raciocínio sobre o início do ciclo da vida, levando em consideração os aspectos psicossociais, as ações de saúde preventiva e aspectos bioéticos. Os assuntos serão abordados através dos grupos tutoriais, conferências e atividades práticas explicitados neste manual, visando dar base para aplicação nos diversos módulos temáticos que se seguirão e durante todo o curso de medicina. O manual traz o conteúdo e os objetivos a serem alcançados e detalhes sobre o processo de construção do conhecimento, sempre baseados nas referências taxonômicas por hierarquia e dentro da metodologia PBL. Abordaremos a morfologia dos componentes citoplasmáticos e nucleares das células, os aparelhos reprodutores masculinos e femininos (anatomia e embriologia) e a fisiologia. Na formação e diferenciação do zigoto em um ser pluricelular será dada ênfase aos sistemas de orientação e controle da proliferação e diferenciação, bem como na gametogênese, embriogênese e fases do desenvolvimento fetal.
Keywords: Concepção
Desenvolvimento humano
Embriologia
Genética
Gametogênese
Fertilização
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante.. Brasília: FEPECS, 2009. 36 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/476
Issue Date: Feb-2009
Appears in Collections:Módulos 2006 - 2010

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mod 102 estudante 2009.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_concepcaoefornacaodoserhumano579,04 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.