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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-06-14T18:40:17Z-
dc.date.available2023-06-15-
dc.date.available2023-06-14T18:40:17Z-
dc.date.issued2009-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante.. Brasília: FEPECS, 2009. 36 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/476-
dc.description.resumoPorque iniciar um curso de medicina com o estudo da concepção e formação do ser humano? O modelo adotado na ESCS para construção da grade curricular segue a lógica do ciclo da vida, que se inicia na concepção. O assunto é amplo, interessante, recheado de aspectos ético, filosófico e alvo de avanço técnico muito intenso. Importantes questões ligadas à procriação permanecem refletidas na busca crescente de técnicas avançadas de reprodução assistida. A concepção é fundamental, como requisito à perpetuação da espécie humana, garantida como componente do direito individual, mas é influenciada pela crescente pressão sobre os desequilíbrios ecológicos e econômicos, gerados pela superpopulação, especialmente em países pobres. A pluripotencialidade para organogênese, característica de células tronco forneceu um novo alento à questão do tratamento de doenças até então incuráveis, como a paralisia. O sequenciamento completo do genoma da espécie humana abriu perspectivas até poucos anos inimagináveis para a compreensão do controle do desenvolvimento embrionário. O Módulo Temático Concepção e Formação do Ser Humano traz como proposta conduzir o estudante ao raciocínio sobre o início do ciclo da vida, levando em consideração os aspectos psicossociais, as ações de saúde preventiva e aspectos bioéticos. Os assuntos serão abordados através dos grupos tutoriais, conferências e atividades práticas explicitados neste manual, visando dar base para aplicação nos diversos módulos temáticos que se seguirão e durante todo o curso de medicina. O manual traz o conteúdo e os objetivos a serem alcançados e detalhes sobre o processo de construção do conhecimento, sempre baseados nas referências taxonômicas por hierarquia e dentro da metodologia PBL. Abordaremos a morfologia dos componentes citoplasmáticos e nucleares das células, os aparelhos reprodutores masculinos e femininos (anatomia e embriologia) e a fisiologia. Na formação e diferenciação do zigoto em um ser pluricelular será dada ênfase aos sistemas de orientação e controle da proliferação e diferenciação, bem como na gametogênese, embriogênese e fases do desenvolvimento fetal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectConcepçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subjectEmbriologiapt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectGametogênesept_BR
dc.subjectFertilizaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleConcepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudantept_BR
dc.title.alternativeMódulo 102: concepção e formação do ser humano: manual do estudantept_BR
dc.typeMódulopt_BR
dc.audience.educationlevelEnsino superiorpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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