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https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/399
Tipo: | Módulo |
Título: | Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: manual do tutor: 1ª série do curso de medicina |
Título(s) alternativo(s): | Módulo 101: introdução ao estudo da medicina: manual do tutor: 1ª série do curso de medicina : |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | O Currículo da ESCS, já é reconhecido nacionalmente e contempla as Novas Diretrizes Curriculares do MEC, destacadamente: a interdisciplinaridade; o enfoque nas determinantes sociais no processo saúde-doença; a adoção de metodologias ativas do ensino-aprendizagem; a aproximação e corresponsabilidade para com a rede de serviços em seus diversos níveis para com o cidadão-usuário e com a comunidade; a aproximação da teoria com a prática, já desde o início do curso; a eliminação da rígida divisão entre ciclo “básico”, “clínico” e o “internato”; a inserção precoce dos estudantes em práticas reais e de forma crescente em termos da complexidade, competência e autonomia com segurança. Deve-se também ser destacado o modelo curricular da ESCS que busca integrar e operacionalizar os elementos e estruturas que compõem a rede de serviços que oferece, universalmente e com responsabilidades legais, tais como: ações de promoção e prevenção, recuperação e reabilitação para uma população que lhe é adstrita e sobre as quais assentamos a formação de nossos estudantes. Na área médica, a fragmentação do conhecimento se materializou no decorrer do século XX com a superespecialização estimulada pela sociedade tecnicista. De fato, ao lado do grande aumento dos custos dos sistemas de saúde e das críticas à desumanização da medicina, a superespecialização serviu de elemento desencadeante do movimento pelo renascimento do médico de família, buscando dessa forma a humanização da medicina e a racionalização da prestação de serviços por meio do uso parcimonioso da alta tecnologia e deprofissionais altamente especializados. Esse movimento procura restabelecer a importância do médico generalista, tanto em termos de número quanto de qualidade da formação profissional. O paciente real é um ser integral, complexo, não fragmentável e inserido num contexto familiar e social! Dentro dessa lógica, fica evidente que a formação exclusivamente biologicista não é capaz de propiciar ao médico a capacidade de compreensão dos fenômenos humanos indispensáveis ao atendimento satisfatório nos âmbitos individual e coletivo. Assim, a mudança na formação do profissional médico é necessária, bem como, que as escolas médicas permitam ao profissional em formação desenvolver as competências necessárias para “compreender o paciente real” em toda a sua complexidade e de forma contextualizada. Isso requer um modelo de ensino médico diferente daquele idealizado há cerca de cem anos. |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Ensino médico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Introdução ao estudo da medicina: módulo 101: manual do tutor: 1ª série do curso de medicina. Brasília: FEPECS, 2007. 47 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/399 |
Data do documento: | Fev-2007 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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mod 101 tutor.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_introducaoaoensinodamedicina101 | 645,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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