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https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/391
metadata.dc.type: | Módulo |
Título : | Interação ensino serviços comunidade III |
Otros títulos : | IESC III |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | Na Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade–IESC da 3ª série estaremos proporcionando aos estudantes uma nova reaproximação com a realidade de saúde da comunidade. Essa aproximação tem como propósito a instrumentalização dos estudantes para um exame das condições de saúde da população local, reconhecer e entender como se engendram os aspectos individuais e coletivos que concorrem na determinação das condições de saúde/doença de seus habitantes e elaborar estratégias de enfrentamento dessa realidade. Nesse percurso estaremos utilizando a metodologia da problematização, desenvolvendo etapas que seguem uma sequência flexível com forma de arco – denominado de Método do Arco, idealizado por Charles Maguerez. A primeira etapa é constituída pela observação da realidade, por meio de visita e entrevista com os profissionais de diversos setores da comunidade, como Gerência de Saúde da Comunidade, Hospital Regional, Vigilância à Saúde (Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental), Centro de Saúde e Administração, objetivando conhecer a realidade de saúde por meio do acesso às informações produzidas pelo sistema de saúde e outros, como por exemplo, dados de morbimortalidade, e da Sala de Situação; população da regional (idade, sexo, atividades produtivas, renda, etc); equipamentos sociais (educação, serviços sociais, lazer, saúde, segurança); aspectos históricos e culturais (eventos importantes, migração); conhecimento da organização da Administração; conhecimento sobre a organização do Centro de Saúde (organograma, nº de profissionais e categorias -previstos e existentes, programas oferecidos/ responsáveis/ número médio de participantes e rotina do atendimento - nº de consultas, visitas domiciliares, reuniões); problemas mais relevantes identificados pelos diferentes atores sociais; e, observação direta da comunidade. A segunda etapa caracteriza-se pela identificação de problemas de saúde e dos postos-chave, ou seja, os elementos que se associam ao problema de saúde que se pretende estudar. A terceira etapa é a teorização, quando então, os estudantes proporão uma investigação científica. Na etapa seguinte ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado e, finalmente, o retorno à realidade quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior. |
Palabras clave : | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Ensino superior Educação médica |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citación : | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação, ensino, serviço, comunidade III. Brasília: FEPECS, 2007. 17 p. |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI : | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/391 |
Fecha de publicación : | feb-2007 |
Aparece en las colecciones: | Módulos 2006 - 2010 |
Ficheros en este ítem:
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