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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-05-10T15:02:32Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-10T15:02:32Z-
dc.date.issued2007-02-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação, ensino, serviço, comunidade III. Brasília: FEPECS, 2007. 17 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/391-
dc.description.resumoNa Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade–IESC da 3ª série estaremos proporcionando aos estudantes uma nova reaproximação com a realidade de saúde da comunidade. Essa aproximação tem como propósito a instrumentalização dos estudantes para um exame das condições de saúde da população local, reconhecer e entender como se engendram os aspectos individuais e coletivos que concorrem na determinação das condições de saúde/doença de seus habitantes e elaborar estratégias de enfrentamento dessa realidade. Nesse percurso estaremos utilizando a metodologia da problematização, desenvolvendo etapas que seguem uma sequência flexível com forma de arco – denominado de Método do Arco, idealizado por Charles Maguerez. A primeira etapa é constituída pela observação da realidade, por meio de visita e entrevista com os profissionais de diversos setores da comunidade, como Gerência de Saúde da Comunidade, Hospital Regional, Vigilância à Saúde (Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Ambiental), Centro de Saúde e Administração, objetivando conhecer a realidade de saúde por meio do acesso às informações produzidas pelo sistema de saúde e outros, como por exemplo, dados de morbimortalidade, e da Sala de Situação; população da regional (idade, sexo, atividades produtivas, renda, etc); equipamentos sociais (educação, serviços sociais, lazer, saúde, segurança); aspectos históricos e culturais (eventos importantes, migração); conhecimento da organização da Administração; conhecimento sobre a organização do Centro de Saúde (organograma, nº de profissionais e categorias -previstos e existentes, programas oferecidos/ responsáveis/ número médio de participantes e rotina do atendimento - nº de consultas, visitas domiciliares, reuniões); problemas mais relevantes identificados pelos diferentes atores sociais; e, observação direta da comunidade. A segunda etapa caracteriza-se pela identificação de problemas de saúde e dos postos-chave, ou seja, os elementos que se associam ao problema de saúde que se pretende estudar. A terceira etapa é a teorização, quando então, os estudantes proporão uma investigação científica. Na etapa seguinte ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado e, finalmente, o retorno à realidade quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleInteração ensino serviços comunidade IIIpt_BR
dc.title.alternativeIESC IIIpt_BR
dc.typeMódulopt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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