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Tipo: Módulo
Título: Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor
Título(s) alternativo(s): Módulo 303: febre, inflamação e infecção: módulo do tutor
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: A febre é, sem dúvida, uma das mais antigas e universalmente conhecidas manifestações de doença. Conceitos, ideias e interpretações relativas à febre permeiam a história das antigas civilizações e o pensamento mágico e místico das culturas mais primitivas. Seu importante papel na caracterização da presença de enfermidades, pode ser constatado nos escritos de Hipócrates, em passagens Bíblicas e nas diversas epidemias que assolaram a humanidade. A resposta febril fundamentou e condicionou padrões culturais e comportamentais na sociedade europeia da idade média por ocasião da peste negra e voltou a nortear os costumes da sociedade, no século XIX, por ocasião da epidemia de tuberculose no ocidente, durante o crescimento do industrialismo. A eficiência de diversas campanhas militares foi comprometida em função do aparecimento de surtos de doenças febris em expressivo contingente das corporações. Mais recentemente, a síndrome da imunodeficiência adquirida tem reacendido discussões relativas a padrões de costumes e comportamentos da vida em sociedade, redefinindo padrões éticos e humanitários de convívio social e capitaneando reflexões no mundo inteiro relativas às desigualdades socioculturais no contexto das epidemias em saúde. Seus efeitos devastadores sobre as nações pobres do continente africano e suas alarmantes repercussões sociais e econômicas sobre as nações ricas do hemisfério norte revelaram, diante de um mundo acuado e aterrorizado, um ser humano susceptível, vulnerável e destrutível. De fato, a febre é um dos mais frequentes sinais clínicos encontrados na patologia humana. Tem sido uma preocupação constante na prática clínica desde o começo da Medicina. Progressos em sua compreensão, entretanto, só se tornaram evidentes com o advento da termometria clínica ocorrido no século XIX e com o conhecimento dos mecanismos moleculares de regulação da temperatura corporal do homem, ocorrido nas últimas décadas. A inflamação, desde o século XVIII, deixou de ser entendida como doença, para se consolidar como um importante mecanismo de defesa, frente às inúmeras agressões passíveis de perturbarem o equilíbrio do meio interno. A melhor compreensão da resposta inflamatória permitiu a identificação dos diversos mecanismos, por meio dos quais, as doenças se processavam e a descoberta das bases moleculares da resposta inflamatória, fundamentou as inter-relações entre febre, inflamação e as agressões de natureza infecciosas e não infecciosas sofridas pelo homem. As infecções são as causas mais frequentes de processos febris no ser humano, qualquer que seja o ciclo de vida considerado. Uma diversidade de agentes infecciosos, com mecanismos de agressão bastante peculiares, em um país com dimensões continentais como o Brasil, torna o estudo das doenças infecto parasitárias um desafio permanente, encerrando uma área da medicina empolgante, de extrema importância para prática clínica diária e que ostenta interfaces com todos os ramos da medicina. O terceiro ano do curso de Medicina da ESCS marca o início do estudo das manifestações clínicas das doenças. Partimos de um enfoque direcionado para como as doenças se processam, para uma abordagem centrada no como elas de exteriorizam e em que contextos clínicos diferenciais.
Palavras-chave: Termorregulação
Febre
Inflamação aguda
Inflamação crônica
Microbiologia
Infecção
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIEÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo tutor. Brasília: FEPECS, 2006. 54 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/369
Data do documento: Mar-2006
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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