Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/321
Tipo: Manual
Título: Estágio curricular obrigatório: internato - curso de medicina: saúde da criança: unidade HRAS
Título(s) alternativo(s): Internato: saúde da criança: unidade HRAS
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: Desenvolver, sob supervisão, competências necessárias ao atendimento de pacientes pediátricos para a compreensão, a partir da prática clínica, o processo saúde/doença na infância e adolescência como um fenômeno multideterminado, em acordo com as propostas da Resolução CNE/CES/No 4, de 7/11/04, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Artigo 7º da Resolução). Desenvolver e demonstrar atitudes e habilidades psicomotoras e cognitivas no atendimento a criança, ao nascer, na enfermaria, no ambulatório e na emergência, contemplando o crescimento, o desenvolvimento e a formação do ser humano, dentro de um contexto familiar e social. Desenvolvendo assim as competências de: Compreender e acompanhar as atividades de assistência e promoção da saúde desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde; Avaliar o estado nutricional e nutrição adequada da criança e do adolescente. Compreender os mecanismos de referência e contrarreferência relacionados à atenção à criança e ao adolescente no sistema de saúde no Distrito Federal; Conhecer o perfil sócio-sanitário e epidemiológico da população acompanhada pela Unidade Básica de Saúde; Identificar os sinais e sintomas mais frequentes na prática clínica da infância e adolescência; Identificar sinais e sintomas resultantes da perturbação do vínculo entre pais e filhos. Conhecer os esquemas de vacinação, vacinas especiais imunoterapia, assim como as propriedades e técnicas de armazenagem, administração e os possíveis efeitos adversos; Estabelecer, em cooperação com outros profissionais da unidade Básica de Saúde, um plano de acompanhamento das famílias com crianças e adolescentes em situação de risco social, uso/abuso de álcool e drogas e violência; Estabelecer os cuidados pós-natais essenciais: assistência imediata ao recém-nascido na sala de parto, obtenção da idade gestacional pelo exame físico, classificação do recém-nascido a partir dos dados antropométrico e idade gestacional, reconhecer o recém-nascido em situação de risco, prevenção de oftalmopatia neonatal, terapia com vitamina K; prevenção de hipoglicemia nos grupo de risco; orientação à amamentação. Identificar a partir da anamnese e do exame físico diagnósticos diferenciais cabíveis. Abordar os aspectos diagnósticos, etiológicos e terapêuticos das desordens nutricionais e metabólicas da criança; Distinguir clinicamente as situações de emergência, urgência ou eletiva. Avaliar os graus de risco dos pacientes que chegam ao Serviço de urgência/emergência por meio de critérios baseados na inspeção e história clínica sumária. Priorizar o atendimento ao paciente conforme os diferentes graus de risco. Saber identificar as principais patologias cirúrgicas no período neonatal e na infância.
Palavras-chave: Internato
Currículo obrigatório
Pediatria
Saúde da criança
Hospital Regional da Asa Sul - HRAS
Curso de medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Estágio curricular obrigatório: internato - curso de medicina: saúde da criança: unidade HRAS. Brasília: FEPECS, 2005. 15 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/321
Data do documento: Jul-2005
Aparece nas coleções:Módulos 2001 - 2005

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Internato Saúde da Criança.pdf
  Restricted Access
INTERNATO_MED_ESCS_saudedadriança2005234,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.