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dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-04-10T18:18:18Z-
dc.date.available2023-04-30-
dc.date.available2023-04-10T18:18:18Z-
dc.date.issued2005-07-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Estágio curricular obrigatório: internato - curso de medicina: saúde da criança: unidade HRAS. Brasília: FEPECS, 2005. 15 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/321-
dc.description.resumoDesenvolver, sob supervisão, competências necessárias ao atendimento de pacientes pediátricos para a compreensão, a partir da prática clínica, o processo saúde/doença na infância e adolescência como um fenômeno multideterminado, em acordo com as propostas da Resolução CNE/CES/No 4, de 7/11/04, das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Artigo 7º da Resolução). Desenvolver e demonstrar atitudes e habilidades psicomotoras e cognitivas no atendimento a criança, ao nascer, na enfermaria, no ambulatório e na emergência, contemplando o crescimento, o desenvolvimento e a formação do ser humano, dentro de um contexto familiar e social. Desenvolvendo assim as competências de: Compreender e acompanhar as atividades de assistência e promoção da saúde desenvolvidas na Unidade Básica de Saúde; Avaliar o estado nutricional e nutrição adequada da criança e do adolescente. Compreender os mecanismos de referência e contrarreferência relacionados à atenção à criança e ao adolescente no sistema de saúde no Distrito Federal; Conhecer o perfil sócio-sanitário e epidemiológico da população acompanhada pela Unidade Básica de Saúde; Identificar os sinais e sintomas mais frequentes na prática clínica da infância e adolescência; Identificar sinais e sintomas resultantes da perturbação do vínculo entre pais e filhos. Conhecer os esquemas de vacinação, vacinas especiais imunoterapia, assim como as propriedades e técnicas de armazenagem, administração e os possíveis efeitos adversos; Estabelecer, em cooperação com outros profissionais da unidade Básica de Saúde, um plano de acompanhamento das famílias com crianças e adolescentes em situação de risco social, uso/abuso de álcool e drogas e violência; Estabelecer os cuidados pós-natais essenciais: assistência imediata ao recém-nascido na sala de parto, obtenção da idade gestacional pelo exame físico, classificação do recém-nascido a partir dos dados antropométrico e idade gestacional, reconhecer o recém-nascido em situação de risco, prevenção de oftalmopatia neonatal, terapia com vitamina K; prevenção de hipoglicemia nos grupo de risco; orientação à amamentação. Identificar a partir da anamnese e do exame físico diagnósticos diferenciais cabíveis. Abordar os aspectos diagnósticos, etiológicos e terapêuticos das desordens nutricionais e metabólicas da criança; Distinguir clinicamente as situações de emergência, urgência ou eletiva. Avaliar os graus de risco dos pacientes que chegam ao Serviço de urgência/emergência por meio de critérios baseados na inspeção e história clínica sumária. Priorizar o atendimento ao paciente conforme os diferentes graus de risco. Saber identificar as principais patologias cirúrgicas no período neonatal e na infância.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectInternatopt_BR
dc.subjectCurrículo obrigatóriopt_BR
dc.subjectPediatriapt_BR
dc.subjectSaúde da criançapt_BR
dc.subjectHospital Regional da Asa Sul - HRASpt_BR
dc.subjectCurso de medicinapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTILpt_BR
dc.titleEstágio curricular obrigatório: internato - curso de medicina: saúde da criança: unidade HRASpt_BR
dc.title.alternativeInternato: saúde da criança: unidade HRASpt_BR
dc.typeManualpt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2001 - 2005

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