Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1065
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title: Promovendo o brincar dentro da atenção primária: relato de experiência
Other Titles: Teaching to play: experience report
metadata.dc.creator: Rocha, Bárbara Decarli
Nunes, Caroline Jonas Rezaghi Ricomini
metadata.dc.description.resumo: O brincar na primeira infância é de extrema importância, sendo uma ferramenta que estimula autonomia e independência, auxilia no desenvolvimento e na criação de vínculos. Visando isso, este estudo teve como objetivos fortalecer a parentalidade e promover a saúde através do brincar na Atenção Primária à Saúde. No presente estudo foi realizado um grupo focal utilizando como abordagem a metodologia da problematização, através da aplicação do Arco de Maguerez em cinco etapas na Atenção Primária à Saúde. O resultado da aplicação à realidade do Arco de Maguerez, que foi a implementação de um grupo de promoção à saúde através do brincar, destinado para bebês e cuidadores em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal, foi descrito neste relato de experiência, sendo detalhado o planejamento das ações propostas em cada encontro. O estudo atingiu os objetivos propostos pela metodologia e a aplicação à realidade trouxe experiências exitosas. Além disso, foi possível concluir que a temática abordada é de grande relevância para a promoção em saúde.
Abstract: Playing in early childhood is extremely important, being a tool that encourages autonomy and independence, helps in the development and creation of bonds. Aiming at this, this study aimed to strengthen parenting and promote health through play in Primary Health Care. In the present study, a focus group was carried out using the problematization methodology as an approach, through the application of the Arch of Maguerez in five stages in Primary Health Care. The result of the application to the reality of the Arch of Maguerez, which was the implementation of a health promotion group through play, intended for babies and caregivers in a Basic Health Unit in the Federal District, was described in this report by experience, and the planning of the proposed actions at each meeting is detailed. The study achieved the objectives proposed by the methodology and the application to reality brought successful experiences. In addition, it was possible to conclude that the topic addressed is of great relevance for health promotion.
Keywords: Atenção primária à saúde
Brincar
Promoção à saúde
Parentalidade
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ROCHA, B. D.; JONAS REZAGHI RICOMINI NUNES, C. J. R. R. Promovendo o brincar dentro da Atenção Primária: relato de experiência . Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 4, n. 18, 2023. DOI: 10.51723/hrj.v3i18.689. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/689. Acesso em: 8 maio. 2024.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1065
Issue Date: 23-Nov-2022
Appears in Collections:Saúde da Família e Comunidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HRJ_v4n18_15a_Promovendo-o-brincar+(1).pdfARTIGO_HRJ_RES_promovendoobrincardentrodaatencaoprimaria168,84 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.