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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atividades Profissionais do Especialista (APEs) para o programa de residência médica em oftalmologia: construindo pontes no processo avaliativo
Título(s) alternativo(s): Entrustable Professional Activities (EPAs) for the medical residence program in ophthalmology: building bridges in the evaluation process.
Autor(es): Rohr, Juliana Tessari Dias
Borges, Fabrício Tadeu
Campos, Vanessa Dalva Guimarães
Resumo: Atividades Profissionais do Especialista (APEs) são uma excelente ferramenta avaliativa dentro dos diferentes cenários e atividades no ensino acadêmico. Por serem unidades de prática profissional que constituem o fazer diário dos clínicos, as APEs representam metas claras a serem alcançadas durante a residência médica. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta de elaboração e validação de APEs clínico/cirúrgicas no contexto da residência médica em Oftalmologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A partir da Matriz de Competências para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, foram elaboradas seis APEs, sendo duas relacionadas a competências básicas (que envolvem o domínio de anamnese e exame físico oftalmológico) e quatro competências e habilidades a nível cirúrgico básico: tratamento de pequenas lesões córneo-conjuntivais, tratamento do estrabismo horizontal, tratamento da dermatocálase, trabeculectomia e facectomia. Dez preceptores de residên-cia médica de Oftalmologia externos a SES-DF participaram do teste piloto e 12 preceptores de residência médica de Oftalmologia da SES-DF integraram o grupo amostral no processo de validação e construção participativa e demo-crática das APEs. As opiniões foram coletadas por meio de questionário on-line. Após a etapa de validação os preceptores foram convidados a participar de um workshop para atualização e aprofundamento quanto à Matriz de Competências em Oftalmologia, os princípios de desenvolvimento e finalidades das APEs além de outros instrumentos avaliativos no contexto da residência médica. As APEs desenvolvidas podem colaborar para o aprimoramento do projeto pedagógico da residência médica em Oftalmologia sendo uma ferramenta objetiva de mensuração da aprendizagem e feedback aos alunos.
Abstract: Entrustable Professional Activities (EPAs) are an excellent evaluative tool within the different scenarios and activities in academic teaching. As they are units of professional practice that make up the daily work of clinicians, EPAs represent clear goals to be achieved during medical residency. The objective of this research was to present a proposal for the elaboration and validation of clinical/surgical APEs in the context of medical residency in Ophthalmology at the Health Department of the Federal District (SES-DF). Based on the Skills Matrix for the Medical Residency Program in Ophthalmology, six EPAs were created, two related to basic skills (involving mastering anamnesis and ophthalmological physical examination) and four abilities at a basic surgical level: treatment of small corneal-conjunctival lesions, treatment of horizontal strabismus, treatment of der-matochalasis, trabeculectomy, and facectomy. Ten medical residency preceptors in Ophthalmology external to SES-DF participated in the pilot test and 12 medical residency preceptors in Ophthalmology from SES-DF were part of the sample group in the process of validation and participatory and democratic construction of the EPAs. Opinions were collected through an online questionnaire. After the validation stage, the preceptors were invited to participate in a workshop for updating and deepening the Matrix of Competencies in Ophthalmology, the development principles, and the purposes of EPAs, in addition to other evaluative instruments in the context of medical residency. The EPAs developed can collaborate to improve the pedagogical project of medical residency in Ophthalmology, being an objective tool for measuring learning and providing feedback to students.
Palavras-chave: Atividades de capacitação
Aprendizagem prática
Currículo
Residência médica
Oftalmologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::OFTALMOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ROHR, J. T. D.; BORGES, F. T. .; CAMPOS, V. D. G. Atividades Profissionais do Especialista (APEs) para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia: construindo pontes no processo avaliativo. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 4, n. 20, 2023. DOI: 10.51723/hrj.v4i20.860. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/860. Acesso em: 29 abr. 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1038
Data do documento: 13-Jun-2023
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