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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRohr, Juliana Tessari Dias-
dc.creatorBorges, Fabrício Tadeu-
dc.creatorCampos, Vanessa Dalva Guimarães-
dc.date.accessioned2024-04-29T19:18:21Z-
dc.date.available2024-04-30-
dc.date.available2024-04-29T19:18:21Z-
dc.date.issued2023-06-13-
dc.identifier.citationROHR, J. T. D.; BORGES, F. T. .; CAMPOS, V. D. G. Atividades Profissionais do Especialista (APEs) para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia: construindo pontes no processo avaliativo. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 4, n. 20, 2023. DOI: 10.51723/hrj.v4i20.860. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/860. Acesso em: 29 abr. 2024.pt_BR
dc.citation.volume4pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage22pt_BR
dc.citation.epage31pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1038-
dc.description.abstractEntrustable Professional Activities (EPAs) are an excellent evaluative tool within the different scenarios and activities in academic teaching. As they are units of professional practice that make up the daily work of clinicians, EPAs represent clear goals to be achieved during medical residency. The objective of this research was to present a proposal for the elaboration and validation of clinical/surgical APEs in the context of medical residency in Ophthalmology at the Health Department of the Federal District (SES-DF). Based on the Skills Matrix for the Medical Residency Program in Ophthalmology, six EPAs were created, two related to basic skills (involving mastering anamnesis and ophthalmological physical examination) and four abilities at a basic surgical level: treatment of small corneal-conjunctival lesions, treatment of horizontal strabismus, treatment of der-matochalasis, trabeculectomy, and facectomy. Ten medical residency preceptors in Ophthalmology external to SES-DF participated in the pilot test and 12 medical residency preceptors in Ophthalmology from SES-DF were part of the sample group in the process of validation and participatory and democratic construction of the EPAs. Opinions were collected through an online questionnaire. After the validation stage, the preceptors were invited to participate in a workshop for updating and deepening the Matrix of Competencies in Ophthalmology, the development principles, and the purposes of EPAs, in addition to other evaluative instruments in the context of medical residency. The EPAs developed can collaborate to improve the pedagogical project of medical residency in Ophthalmology, being an objective tool for measuring learning and providing feedback to students.pt_BR
dc.description.resumoAtividades Profissionais do Especialista (APEs) são uma excelente ferramenta avaliativa dentro dos diferentes cenários e atividades no ensino acadêmico. Por serem unidades de prática profissional que constituem o fazer diário dos clínicos, as APEs representam metas claras a serem alcançadas durante a residência médica. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar uma proposta de elaboração e validação de APEs clínico/cirúrgicas no contexto da residência médica em Oftalmologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). A partir da Matriz de Competências para o Programa de Residência Médica em Oftalmologia, foram elaboradas seis APEs, sendo duas relacionadas a competências básicas (que envolvem o domínio de anamnese e exame físico oftalmológico) e quatro competências e habilidades a nível cirúrgico básico: tratamento de pequenas lesões córneo-conjuntivais, tratamento do estrabismo horizontal, tratamento da dermatocálase, trabeculectomia e facectomia. Dez preceptores de residên-cia médica de Oftalmologia externos a SES-DF participaram do teste piloto e 12 preceptores de residência médica de Oftalmologia da SES-DF integraram o grupo amostral no processo de validação e construção participativa e demo-crática das APEs. As opiniões foram coletadas por meio de questionário on-line. Após a etapa de validação os preceptores foram convidados a participar de um workshop para atualização e aprofundamento quanto à Matriz de Competências em Oftalmologia, os princípios de desenvolvimento e finalidades das APEs além de outros instrumentos avaliativos no contexto da residência médica. As APEs desenvolvidas podem colaborar para o aprimoramento do projeto pedagógico da residência médica em Oftalmologia sendo uma ferramenta objetiva de mensuração da aprendizagem e feedback aos alunos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.relation.ispartofHealth Residencies Journalpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAtividades de capacitaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem práticapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectResidência médicapt_BR
dc.subjectOftalmologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::OFTALMOLOGIApt_BR
dc.titleAtividades Profissionais do Especialista (APEs) para o programa de residência médica em oftalmologia: construindo pontes no processo avaliativopt_BR
dc.title.alternativeEntrustable Professional Activities (EPAs) for the medical residence program in ophthalmology: building bridges in the evaluation process.pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
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