Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/880
Tipo: Manual
Título: Manual de avaliação do curso de medicina da ESCS
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Primeiro Orientador: Zaramella, Claudia Regina (org.)
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Silva, Paulo Roberto (colab.)
metadata.dc.contributor.advisor-co2: Santos, Wilton Silva dos (colab.)
Resumo: Os cursos de medicina e enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) foram criados em 2001 e 2006, respectivamente, no âmbito da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF). A estrutura e o desenvolvimento do currículo do curso de medicina estão fundamentados em três programas educacionais: módulos temáticos (MT), habilidades e atitudes (HA) e interação ensino-serviços-comunidade (IESC). Enquanto o curso de graduação em enfermagem está estruturado em dois programas: módulos temáticos (MT) e habilidades profissionais em enfermagem (HPE). Aprendizagem baseada em problema, realizada em pequenos grupos e o ensino em centrado no estudante são as principais estratégias de ensino-aprendizagem adotadas pela escola. O projeto pedagógico dos cursos estabelece o perfil do profissional de conclusão, traduzido pela formação de um profissional capaz de atuar de forma eficiente, crítica e reflexiva nos diferentes níveis de atenção à saúde individual e coletiva, objetivando a resolução dos problemas mais comuns da sociedade e considerando os princípios éticos, morais e humanísticos demandados pelo exercício profissional em saúde. A integração curricular é promovida mediante inserção precoce dos alunos nos campos de exercício profissional, com atividades práticas junto à comunidade previstas desde o primeiro ano. Essa experiência clínica precoce possibilita a orientação do currículo para o contexto social das práticas, fortalecendo tanto o aprendizado cognitivo e psicomotor, quanto o aprendizado afetivo dos estudantes. Os processos educacionais e o desempenho dos estudantes são aferidos mediante um sistema de avaliação, que coleta informações de todos os programas educacionais, nos diferentes ciclos de aprendizagem.
Palavras-chave: Educação médica
Avaliação de curso
Ensino superior
Medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Manual de avaliação do curso de medicina da ESCS. Brasília: FEPECS/ESCS, 2024. 51 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/880
Aparece nas coleções:Documentação / Legislação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual-de-Avaliacao-do-Curso-de-Graduacao-em-Medicina-da-ESCS.pdf
  Restricted Access
MANUAL_ESCS_MED_manualavaliacaocursomedicina1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.