Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/842
Tipo: Módulo
Título: Desordens nutricionais e metabólicas: manual do estudante: módulo 404
Título(s) alternativo(s): Módulo 404: desordens nutricionais e metabólicas: manual do estudante
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: No Brasil, as alterações no estilo de vida, em particular do padrão alimentar, interagindo com uma provável suscetibilidade genética, vem favorecendo a instalação de distúrbios nutricionais e metabólicos. Os custos econômicos com esses distúrbios afetam toda a comunidade. Porém, os custos intangíveis (dor, ansiedade, perda de qualidade de vida) representam grande impacto na vida dos pacientes e seus familiares, e são difíceis de serem quantificados. Durante os últimos trinta anos presenciamos declínio razoável da mortalidade por causas cardiovasculares em países desenvolvidos, enquanto elevações relativamente rápidas e substanciais têm ocorrido em países em desenvolvimento, dentre os quais o Brasil. De acordo com as projeções da Organização Mundial de Saúde, esta tendência de elevação na doença cardiovascular tende a persistir, agravando ainda mais o quadro de morbidade e mortalidade elevadas nestes países. O aumento das doenças crônicas preveníveis, na maioria das vezes, como diabetes e hipertensão tem contribuído também para o aumento da mortalidade das doenças cardiovasculares. Quando se fala em medicina baseada em evidências, que tem norteado a conduta clínica, é importante que sejam mantidas atualizações periódicas. O conhecimento médico vive uma verdadeira ebulição, onde concluímos que conceitos médicos não são imutáveis. Os médicos envolvidos na atenção a seus pacientes necessitam de diretrizes, mas, mais do que isso, necessitam de constante atualização perante o avanço extremamente veloz do conhecimento médico e das opções farmacológicas disponíveis como instrumento de terapia. O que norteará o estudo do estudante neste módulo não será o capítulo de um livro e sim objetivos específicos adequados e desafiadores, com o intuito de tornar o trabalho no grupo tutorial uma experiência dinâmica e enriquecedora. A partir do problema, o estudante será convidado a integrar e elaborar as informações, sugerir hipóteses diagnósticas plausíveis, explicar porque cada exame foi solicitado, o que espera encontrar como resultado para aquele paciente e, finalmente, propor a terapêutica com o intuito tanto de reverter as alterações fisiopatológicas que levaram ao desenvolvimento dos sintomas do paciente quanto de prevenir as complicações possíveis. Essa é a essência do módulo 404 e deverá ser praticada na abertura e no fechamento dos problemas, e será também a estratégia utilizada no EAC.
Palavras-chave: Distúrbio nutricional
Distúrbio metabólico
Nutrição
Sistema digestório
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Distúrbios sensoriais, motores e da consciência: módulo 402: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2020. 25 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/842
Data do documento: Fev-2020
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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