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Tipo: Módulo
Título: Habilidades e atitudes comunicação e semiologia: manual do docente
Título(s) alternativo(s): HA: manual do docente
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: O programa educacional de Habilidades e Atitudes (HA) integra as áreas de Semiologia e Profissionalismo. Em conjunto, reveste-se de alta relevância dentro do currículo médico. As atividades do Programa Educacional de Habilidades e Atitudes buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade, com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, buscam a diversificação dos cenários e privilegiam metodologias ativas de aprendizagem. O treinamento em Habilidades e Atitudes é realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos, sob a supervisão conjunta de docentes de Profissionalismo e de Semiologia. Na 1ª. Série um docente por grupo coordenará tanto as atividades de semiologia como as de profissionalismo. O programa educacional é desenvolvido desde o início, tanto nos laboratórios de treinamento de habilidades, com técnicas científicas e humanas na abordagem e atuação das práticas médicas, quanto pela integração do estudante aos programas de saúde e atividades clínicas nos serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF. A semiologia envolve o domínio de técnicas de entrevista para obtenção de história clínica, a destreza na realização de exame físico, a análise de dados visando ao diagnóstico, a proposição terapêutica e o estabelecimento do prognóstico. A obtenção da história clínica e a execução do exame físico, assim como a análise dos dados obtidos, requerem do examinador uma correlação e uma integração ampla de conhecimentos, tais como anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, fisiopatologia, patologia e outros. Aos estudantes da 1ª série do curso de medicina da ESCS são enfatizados os aspectos inerentes a semiotécnica, aos exames clínicos e complementares, essencialmente em relação às noções de normalidade. . No programa de Habilidades e Atitudes são abordados temas que privilegiam os aspectos éticos, humanistas, psicossociais e culturais essenciais para a formação profissional em saúde. São desenvolvidas também, atividades voltadas ao aprendizado de fundamentos básicos da comunicação e relacionamento interpessoal, aspectos imprescindíveis à relação do médico com o paciente, familiares, colegas e comunidade. São abordados aspectos que incluem conhecimento ético-legal, humanismo, responsabilidade e altruísmo, na perspectiva do profissionalismo. Outros conteúdos também são abordados na unidade educacional de Habilidades e Atitudes da 1ª série como uma primeira aproximação com as medidas de Suporte Básico de Vida. Além disso, há a preocupação em despertar o compromisso com o aprendizado contínuo, com a qualidade e competência, na eterna busca pela excelência.
Palavras-chave: Comunicação
Relação médico-paciente
Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes comunicação e semiologia: manual do docente. Brasília: FEPECS, 2018. 84 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/727
Data do documento: Fev-2018
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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