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metadata.dc.type: Módulo
Title: Interação ensino - serviços - comunidade I: manual do discente
Other Titles: Interação ensino - serviços - comunidade I
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam que o graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença. (DCN, 2014 – Art 3º). Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do médico, a formação do graduado em Medicina desdobrar-se-á nas seguintes áreas: I - Atenção à Saúde; II - Gestão em Saúde; e III - Educação em Saúde. (DCN, 2014 – Art. 4º). O Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), desde a sua implantação, está comprometido com esta formação. A Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC) promove o desenvolvimento de aprendizagem vinculada à situação de saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multiprofissional. A IESC adota como método pedagógico a Problematização, e tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade, buscando o aperfeiçoamento do SUS e a consolidação de uma nova concepção na formação do estudante de medicina. Nesta Unidade busca-se construir um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e demais membros da comunidade. Os cenários de ensino-aprendizagem e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as unidades de saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família (ESF), particularmente as Clínicas da Família, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. É também propósito da IESC – 1ª série que os estudantes desenvolvam habilidades de iniciação científica, sob a forma de Relato de Experiência, com temas suscitados a partir do contato com a realidade local, na interação com a comunidade e com os profissionais de saúde. Esta Unidade Educacional prioriza uma aproximação do graduando de medicina com a realidade local e cria a oportunidade de integração com demais unidades educacionais da ESCS. A proposta de ensino da ESCS busca fortalecer o Sistema de Saúde vigente no país, considerando a importância e o significado do desenvolvimento de atividades junto à comunidade. Esta proposta pretende proporcionar uma formação geral do graduando, capacitando-o como agente de transformação social com visão ética, humanística, com compromisso social. O cronograma mensal de atividades é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e competências profissionais aos problemas comunitários. A atuação nas unidades de saúde e na comunidade deverá se pautar nos princípios do Código de Ética do Estudante de Medicina. (Anexo C) As atividades IESC 1ª série ocorrerão uma vez por semana, nos dias de 5ª feira pela manhã no período de 23 de março a 23 de novembro do corrente ano, com intervalo de férias no período de 18 a 29 de julho. Os graduandos serão distribuídos em pequenos grupos nos cenários de ensino-aprendizagem conforme a Tabela I.
Keywords: Educação médica
Saúde da família
Diagnóstico de saúde comunitária
Problematização
Práticas educativas
Ensino
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino - serviços - comunidade I: manual do discente. Brasília: FEPECS, 2017. 48 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/693
Issue Date: Feb-2017
Appears in Collections:Módulos 2016 - 2020

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