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Tipo: Módulo
Título: Dor abdominal, diarréia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutor
Título(s) alternativo(s): Módulo 302: dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: manual do tutor
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: E assim, com entusiasmo pela oportunidade de colaborar com a formação dos “novos homens”, damos início ao módulo de “Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia”! O módulo aborda temas relacionados à fisiologia e às patologias do trato digestório e anexos. É constituído por sessões de tutoria e palestras, onde o aprendizado baseado em problemas (ABP) será aplicado. Com isso, pretendemos alcançar os objetivos educacionais descritos na árvore temática e, de modo especial, valorizar o raciocínio clínico. No módulo, trabalharemos com problemas simulados e, além disso, daremos início aos métodos diagnósticos e à abordagem terapêutica de importantes entidades clínicas. A evolução dos conhecimentos e os progressos da vida moderna permitiram o desenvolvimento de uma série de exames complementares que muito auxiliam a prática clínica, tanto no esclarecimento diagnóstico, como na definição da conduta terapêutica. Assim, para melhor avaliação do paciente é importante que o médico conheça os exames disponíveis, saiba quando solicitá-los e como interpretá-los. Por esses motivos, iniciamos neste módulo os conceitos e os significados dos exames complementares. Com o objetivo de auxiliar o estudante e facilitar a abertura dos problemas, incluímos no módulo a interpretação dos resultados dos exames subsidiários aqui utilizados, mas enfatizamos que na biblioteca encontram-se disponíveis livros que muito contribuirão para sua formação. Lembre-se que o modelo pedagógico funciona em “espiral” e que a busca de informações é fundamental para o seu crescimento. Quanto à abordagem terapêutica, nosso objetivo é propiciar aos estudantes da terceira série os primeiros contatos com a terapêutica de doenças específicas do trato digestório mais prevalentes na população. Lembramos que os conhecimentos relacionados à anatomia, histologia, fisiologia e fisiopatologia são requisitos para o tratamento adequado. As atividades foram programadas de forma a se complementarem. Os temas abordados nas sessões de tutoria, nas palestras “aplicando o ABP na prática clínica” relacionam-se entre si, nas diferentes semanas do módulo. Este módulo não tem a pretensão de esgotar o conhecimento dos tópicos já mencionados, mas sim de propiciar a aprendizagem da melhor forma possível de algumas “verdades de hoje” para que posteriormente possam descobrir as “novas verdades do amanhã”!
Palavras-chave: Vômitos e diafagia
Síndrome dispéptica
Síndrome ictericia
Abdome agudo
Pancreatite
Hepatite viral
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Dor abdominal, diarreia, vômitos e icterícia: módulo 302: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2016. 30 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/686
Data do documento: Fev-2016
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

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