Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/658
Tipo: Módulo
Título: Interação ensino - serviços - comunidade I: manual do docente
Título(s) alternativo(s): IESC I: manual do docente
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: As Diretrizes Curriculares Nacionais orientam que o graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como ransversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença. (DCN, 2014 – Art 3º ). Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do médico, a formação do graduado em Medicina desdobrar-se-á nas seguintes áreas: I - Atenção à Saúde; II - Gestão em Saúde; e III - Educação em Saúde. (DCN, 2014 – Art. 4º). O Curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), desde a sua implantação, está comprometido com esta formação. A Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC) promove o desenvolvimento de aprendizagem vinculada à situação de saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multiprofissional. A IESC adota como método pedagógico a problematização de Paulo Freire e tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade, buscando o aperfeiçoamento do SUS e a consolidação de uma nova concepção na formação do estudante de medicina. Nesta Unidade busca-se construir um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e demais membros da comunidade. Os cenários de ensino-aprendizagem e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as unidades de saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família (ESF), particularmente as Clínicas da Família, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. Também é proposto para a IESC – 1ª série que os estudantes desenvolvam habilidades de iniciação científica, sob a forma de Relato de Experiência, com temas suscitados a partir do contato com a realidade local, na interação com a comunidade e com os profissionais de saúde. Esta Unidade Educacional prioriza uma aproximação do estudante de medicina com a realidade local e cria a oportunidade de integração com demais unidades educacionais da ESCS. A proposta de ensino da ESCS busca fortalecer o SUS e valorizar as atividades junto à comunidade, proporcionando uma formação geral do estudante com visão ética, humanística e compromisso social, capacitando-o como agente de transformação social. O cronograma mensal de atividades é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e competências profissionais aos problemas comunitários.
Palavras-chave: Educação médica
Saúde da família
Diagnóstico de saúde comunitária
Aprendizagem baseada em problemas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino - serviços - comunidade I: manual do docente. Brasília: FEPECS, 2015. 52 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/658
Data do documento: Fev-2016
Aparece nas coleções:Módulos 2016 - 2020

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IESC_I_2016_Manual_Versao_Docente_NORMALIZADO.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_iescsdocente850,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.