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https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/657
Tipo: | Módulo |
Título: | Interação ensino – serviços – comunidade III |
Título(s) alternativo(s): | IESC III |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | No Programa Educacional Interação Ensino-Serviços e Comunidade (IESC), os estudantes desenvolverão atividades para o indivíduo, as famílias e a comunidade nas unidades de Atenção Primária à Saúde (APS): Equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), Centros de Saúde (CS) e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) de referência e/ou nos equipamentos sociais existentes no território do cenário de aprendizagem. É um programa fundamental para a formação das competências esperadas do graduando em ações individuais e em grupo, correlacionando-as com os outros programas educacionais da ESCS. O (a) estudante adquire aprendizado do processo saúde/doença e de seus determinantes sociais por meio da utilização dos indicadores epidemiológicos e da prática nos cenários de aprendizagem. Para aumentar o compromisso com a comunidade local e com a Coordenação Geral de Saúde da Regional de Saúde dar-se-á continuidade ao processo de aproximação dos estudantes com a realidade de saúde da comunidade e com a organização dos serviços, e sempre que possível, continuar-se-á as propostas e trabalhos desenvolvidos no mesmo cenário, em anos anteriores, seja pela turma atual ou pelas outras turmas de 3ª série. Especificamente na IESC 3.ª série, os estudantes utilizarão as tecnologias para aprimoramento da APS, como: prática do acolhimento, com clínica ampliada, classificação de risco, cuidado individual centrado na pessoa, elaboração de projetos terapêuticos singulares, atividades educativas usando metodologias ativas, além de outros instrumentos, de modo a fomentar a discussão sobre o processo de trabalho da Unidade Básica de Saúde (UBS) e favorecer a produção da saúde em territórios concretos. Os temas: atenção à saúde mental, práticas integrativas e complementares em saúde, medicina rural e prevenção quaternária serão abordados a partir da vivência dos estudantes no cenário. |
Palavras-chave: | Educação médica Atenção primária à saúde Problematização Aprendizagem baseada em problemas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços – comunidade III. Brasília: FEPECS, 2015. 42 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/657 |
Data do documento: | Fev-2016 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2016 - 2020 |
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