Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/533
Tipo: Módulo
Título: Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante
Título(s) alternativo(s): Módulo 102: concepção e formação do ser humano: manual do estudante
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: Porque iniciar um curso de medicina com o estudo da concepção e formação do ser humano? O modelo adotado na ESCS para construção da grade curricular segue a lógica do ciclo da vida, que se inicia na concepção. O assunto é amplo, interessante e envolve aspectos éticos e filosóficos. A concepção é fundamental, como requisito à perpetuação da espécie humana, garantida como componente do direito individual, mas é também influenciada pela crescente pressão sobre os desequilíbrios ecológicos e econômicos, gerados pela superpopulação, especialmente em países pobres, além de envolver interesses específicos e pessoais dos casais modernos. Em geral, a cada mês, o organismo feminino escolhe um só óvulo para tentar a geração de uma nova vida. Após o ato sexual, o óvulo pode ser fecundado por um dos 300 milhões de espermatozoides liberados durante a ejaculação. O ovo já formado é implantado no endométrio, o qual foi preparado como um ninho. É a vitória na acirrada competição pela vida, nas fases pré-embrionária e embrionária, que torna cada ser humano tão único e especial. A pluripotencialidade para organogênese, característica de células tronco embrionária, forneceu um novo alento à questão do tratamento de doenças até então incuráveis, como a paralisia. O sequenciamento completo do genoma da espécie humana abriu perspectivas até poucos anos inimagináveis para a compreensão do controle genético do desenvolvimento embrionário. Fatores psicossociais relativos à interações materno-fetal-familiar, são inseparáveis do tema reprodução. Uma gravidez pode complementar o relacionamento entre pais e esta relação pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de um ser potencialmente feliz. A falta de filhos pode ser motivo de angústia e frustração para o casal. O Módulo Temático Concepção e Formação do Ser Humano, primeiro módulo biológico do Curso, traz como proposta conduzir o estudante ao raciocínio sobre o início do ciclo da vida, levando em consideração os aspectos psicossociais, as ações de saúde preventiva e os aspectos bioéticos. Os assuntos serão abordados através do modelo pedagógico adotado na ESCS, com grupos tutoriais, palestras e atividades práticas explicitados neste manual, que traz, além do calendário escolar pertinente, os nove problemas, com os quais os estudantes devem perceber o conteúdo educacional e traçar os objetivos de aprendizagem a serem alcançados nas seções de tutoria. Detalhes sobre o processo de construção do conhecimento, sempre baseados nas referências taxonômicas por hierarquia e dentro da metodologia PBL, também constam deste manual. É pressuposto o conhecimento dos componentes citoplasmáticos e nucleares das células pelos estudantes de medicina que venceram a etapa vestibular. O assunto deste módulo inicia com a temática aparelhos reprodutores masculinos e femininos (anatomia, embriologia e fisiologia). Na formação e diferenciação do zigoto em um ser pluricelular será dada ênfase na gametogênese, embriogênese e fases do desenvolvimento fetal. Teratogenicidade, gemelaridade e hereditariedade também serão abordadas. Apresentam-se no final deste caderno, exemplos de questões avaliadoras, uma vez que o estudante supostamente nunca tenha travado contato com este tipo de avaliação. Fazemos votos para que os alunos e os tutores se integrem na construção do conhecimento referente à concepção e formação do ser humano.
Palavras-chave: Concepção
Desenvolvimento humano
Embriologia
Genética
Gametogênese
Fertilização
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::SAUDE MATERNO-INFANTIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Concepção e formação do ser humano: módulo 102: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2010. 35 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/533
Data do documento: Fev-2010
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mod1022010.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_concepcaoeformacaodoserhumano151,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.