Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/507
metadata.dc.type: Módulo
Título : Interação ensino – serviços – comunidade III
Otros títulos : IESC - interação ensino – serviços – comunidade III
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: Na Unidade Educacional Interação Ensino-Serviços-Comunidade – IESC da 3ª série será proporcionado aos estudantes uma nova aproximação com a realidade de saúde da comunidade, possibilitando abordagens comprometidas não só com o levantamento dos problemas e teorização, mas especialmente com a etapa de intervenção do Arco de Maguerez. Esse momento de maior maturidade do estudante e de acúmulo de experiências e conhecimentos adquiridos em anos anteriores, representa uma oportunidade de desenvolvimento de competências cognitivas associadas à Metodologia da Problematização, baseada no Arco de Maguerez (Anexo I) e Metodologia Científica. Dando continuidade às atividades desenvolvidas nos anos anteriores da IESC, essa nova aproximação da comunidade tem como propósito instrumentalizar os estudantes para um aprofundamento e retomada de projetos de intervenção já desenvolvidos, tanto nos anos anteriores da turma atual (1º e 2º ano), assim como nos trabalhos desenvolvidos pelas turmas que passaram pelo 3º ano. Também é possível, na interação com o serviço e a comunidade, propor Como estratégia pedagógica será utilizada, como nos anos anteriores, a metodologia da problematização, mas com maior aprofundamento em cada uma das etapas do Arco de Maguerez. A) A primeira etapa - Aproximação da Realidade - será subsidiada pela leitura e discussão dos trabalhos realizados pelos estudantes da IESC na Unidade, promovendo o aprimoramento do vínculo com o serviço e buscando continuidade dos estudos e ações já desenvolvidas. Para isso propõe-se: 1) apresentação e exame dos relatórios e portifólios desenvolvidos pela turma atual nos anos anteriores (1º e 2º ano), 2) Apresentação pelos docentes, dos trabalhos e intervenções já concluídos pela terceira série nos anos anteriores, 3) A partir dos conhecimento acumulados e revisão dos trabalhos acima citados, realizar-se-á um levantamento de questões, temas e lacunas de conhecimento da realidade local ainda não respondidos ou esgotados pelos documentos estudados. Com base nesse levantamento, os estudantes, em grupo, elaborarão um roteiro para identificar o problema que será trabalhado durante o ano. B) Segunda etapa – Levantamento dos Pontos Chaves. Pontos chaves são elementos que se associam ao problema que se pretende estudar. Nesse momento, o grupo deverá aprofundar o entendimento sobre o problema levantado, procurando discutir seus determinantes e possíveis conseqüências. Essa etapa é fundamental na definição do objeto de estudo para o desenvolvimento da etapa seguinte. C) A terceira etapa – Teorização - A teorização constitui-se de um aprofundamento teórico sobre o objeto escolhido na etapa anterior. No terceiro ano a teorização é feita por meio de uma investigação científica. D) A quarta etapa – Hipóteses de Solução - ocorre a elaboração das hipóteses de solução do problema identificado. E) A quinta etapa - Intervenção - o retorno à realidade, quando os estudantes poderão aplicar as estratégias elaboradas na etapa anterior. Todas as etapas do Arco de Maguerez devem ser desenvolvidas em conjunto com os estudantes, professor e servidores da unidade. Caso seja possível, envolver também membros da comunidade. As atividades da IESC serão desenvolvidas às segundas-feiras pela manhã, prioritariamente no Centro de Saúde, no período de 01/02 a 02/07 e 26/07 a 19/11 nas Regionais de Saúde da Samambaia, Sobradinho, Taguatinga, Recanto das Emas e Riacho Fundo.
Palabras clave : Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citación : ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços – comunidade III. Brasília: FEPECS, 2010. 23 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI : https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/507
Fecha de publicación : feb-2010
Aparece en las colecciones: Módulos 2006 - 2010

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Iesc3 2010.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservicoscomunidade3190,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir  Request a copy


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.