Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/505
metadata.dc.type: Módulo
Title: Interação ensino – serviços – comunidade I
Other Titles: IESC - interação ensino – serviços – comunidade I
metadata.dc.creator: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.description.resumo: O curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) vem construindo mudanças importantes no processo da formação médica, pois o médico, não importa sua área de atuação, deverá associar uma visão geral e integral do indivíduo à sua prática profissional. Sua preocupação social deverá estar presente em todos os seus atos profissionais, tendo como objetivo principal desenvolver ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A Interação Ensino-Serviços-Comunidade (IESC) é um programa educacional que desenvolve atividades de aprendizagem vinculada à realidade da saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multidisciplinar. A IESC tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade. Os cenários de ensino e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as Unidades de Saúde (US) que contemplam a Estratégia de Saúde da Família Saudável (ESF), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), centros e postos de saúde, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social. Para tanto, os estudantes desenvolvem habilidades de iniciação científica considerando a realidade local, interagem com a comunidade e com os profissionais dos serviços de saúde da ESF. Este programa educacional possibilita uma aproximação com o real e cria a oportunidade de integração com os outros programas educacionais. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática, ao interagir com as outras unidades educacionais, contribui para a superação da dicotomia teoria/prática. A proposta de ensino da ESCS fortalece o sistema de saúde e valoriza as atividades junto à comunidade, proporcionando uma formação geral do estudante com visão ética, humanística e compromisso social, capacitando-o como agente de transformação social. O currículo é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e competências profissionais aos problemas comunitários. Desta forma, o Programa Educacional Interação Ensino Serviço Comunidade atua em parceria com as equipes de saúde das unidades no processo de ensino aprendizagem envolvidas. Para melhor compreensão das atividades a serem realizadas com os estudantes na IESC, sugere-se a leitura da bibliografia recomendada no final deste manual.
Keywords: Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Ensino
Comunicação em medicina
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
Citation: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços – comunidade I. Brasília: FEPECS, 2010. 33 p.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/505
Issue Date: Feb-2010
Appears in Collections:Módulos 2006 - 2010

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IESC I 2010.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_interaçãoensinoserviçoscomunidade1632,51 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.