Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/472
Tipo: Módulo
Título: Interação ensino – serviços – comunidade I: manual do estudante
Título(s) alternativo(s): IESC I: manual do estudante
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: Todo médico deve ser capaz de exercer a prática geral da medicina e, para tanto, atender a todos os componentes de uma família, independentemente de sexo e idade, comprometendo-se com a pessoa inserida em seu contexto biológico, psicológico e social. O curso de Medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) vem construindo mudanças importantes no processo da formação médica, pois o médico, não importa sua área de atuação, deverá associar uma visão geral e integral do indivíduo à sua prática profissional. Sua preocupação social deverá estar presente em todos os seus atos profissionais, tendo como objetivo principal desenvolver ações voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde do indivíduo, da família e da comunidade. A Interação Ensino-Serviços-Comunidade (IESC) é um programa educacional que desenvolve atividades de aprendizagem vinculada à realidade da saúde da população, envolvendo ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, em equipe multidisciplinar. A IESC tem como propósito fortalecer a parceria com os serviços de saúde e a comunidade para a consolidação de uma nova concepção de formação do estudante de medicina, construindo um modelo de interação entre estudantes, profissionais de saúde, docentes, famílias e membros da comunidade. Os cenários de ensino e os campos de atuação da IESC - 1ª série são os ambientes comunitários e das famílias a serem visitadas, as Unidades de Saúde (US) que contemplam o Programa Família Saudável (PFS), o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS), centros e postos de saúde, além dos equipamentos sociais existentes nas localidades. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social.
Palavras-chave: Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Relação médico-paciente
Comunicação em medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação ensino – serviços – comunidade I: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2009. 30 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/472
Data do documento: Fev-2009
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IESC I - Estudante.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_interacaoensinoservidocomunidade1329,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.