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https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/454
metadata.dc.type: | Módulo |
Title: | Desordens nutricionais e metabólicas: módulo 404: manual do estudante |
Other Titles: | Módulo 404: desordens nutricionais e metabólicas: manual do estudante |
metadata.dc.creator: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.description.resumo: | No Brasil, o contraste quanto aos transtornos nutricionais e metabólicos ainda está presente, quer seja por falta de nutrientes adequados, quer seja pela oferta superior ao gasto energético. Nesta transição, a prevalência de vários fatores de risco para doenças cardiovasculares tem aumentado na população brasileira, particularmente em crianças e adolescentes. Em nosso país, a maioria das consultas em atenção primária tem como causa uma alteração nutricional e/ou metabólica. Em amostras da nossa população, a combinação de fatores de risco cardiovascular parece variar com a idade, predominando a inatividade física, o sobrepeso, a hiperglicemia e a dislipidemia. Estudo brasileiro revelou que, em indivíduos adultos, apenas 50,8% sabiam ser portadores de algum desses fatores de risco, 40,5% estavam em tratamento e apenas 10,4% tinham a sua doença controlada. Idade avançada, obesidade e baixo nível educacional mostraram-se associados a menores taxas de controle. Para se ter ideia da magnitude do problema, é importante ressaltar que, em 2005, ocorreram 1.180.184 internações por doenças cardiovasculares, com custo global de R$ 1.323.775.008,28. Dessa forma, diversos indivíduos podem estar vivendo com alterações nutricionais e/ou metabólicas, ou porque não foram adequadamente avaliados no primeiro atendimento médico, ou porque não estão cientes que o seu problema pode e deve ser tratado, ou porque não se consideram portadores de uma doença nutricional e/ou metabólica. Um médico, qualquer que seja a sua atividade profissional, vai se defrontar com pacientes portadores de distúrbios nutricionais e metabólicos. Por conseguinte, torna-se essencial a participação ativa do estudante no processo de construção dos saberes do presente módulo. Os problemas foram selecionados de acordo com a maior prevalência e/ou relevância, procurando trazer situações que os estudantes deverão enfrentar na realidade. Foram, também, selecionados com base no que já foi visto pelos estudantes da atual quarta série e no que ainda estava por ser discutido, refletido e adquirido como conhecimento básico. A dimensão psicossocial terá enfoque importante no presente módulo uma vez que a influência do estresse sobre o desenvolvimento e manutenção dos transtornos nutricionais e metabólicos já foi bem documentada, devido à sua influência sobre o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal. Assim, o que norteará o estudo do estudante não será o capítulo de um livro e sim objetivos específicos adequados e desafiadores, com o intuito de tornar o trabalho no grupo tutorial uma experiência dinâmica e enriquecedora. A partir do problema, o estudante será convidado a integrar e elaborar as informações, sugerir hipóteses diagnósticas plausíveis, explicar porque cada exame foi solicitado, o que espera encontrar como resultado para aquele paciente e, finalmente, propor a terapêutica com o intuito tanto de reverter as alterações fisiopatológicas que levaram ao desenvolvimento dos sintomas do paciente quanto de prevenir as complicações possíveis. Essa é a essência do módulo 404 e deverá ser praticada na abertura e no fechamento dos problemas, e será também a estratégia utilizada no EAC. |
Keywords: | Nutrição Metabolismo Sistema digestório Sistema endócrino |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
metadata.dc.publisher.initials: | ESCS |
Citation: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Desordens nutricionais e metabólicas: módulo 404: manual do estudante. Brasília: FEPECS, 2008. 24 p |
metadata.dc.rights: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/454 |
Issue Date: | Feb-2008 |
Appears in Collections: | Módulos 2006 - 2010 |
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