Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/449
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Tecnologia educativa para enfermeiros sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão: evidências de validade
metadata.dc.creator: Andrade, Sabrina Meireles
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Manuela Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Oliveira, Maria Liz Cunha de
metadata.dc.contributor.referee2: Cestari, Virna Ribeiro Feitosa
metadata.dc.contributor.referee3: Dutra, Luz Marina Alfonso
metadata.dc.description.resumo: INTRODUÇÃO: A lesão por pressão é considerada um evento adverso evitável sendo um indicador de qualidade da assistência prestada nos serviços de saúde, sendo o evento adverso mais notificado no ranking do Ministério da Saúde/Anvisa pelo último relatório 2020-2021. As inovações tecnológicas em saúde estão crescendo no mercado global com a cultura digital, porém em relação às lesão por pressão há poucos instrumentos validados. Os e-books são tecnologias educativas que representam uma importante estratégia para melhorar as ações na prevenção e tratamento da lesão por pressão, complementando os esforços educacionais tradicionais da equipe de Enfermagem. OBJETIVO: Elaborar e validar tecnologia educativa para prevenção e tratamento de pacientes com lesão por pressão. MÉTODOS: Trata-se de pesquisa metodológica, realizada em um hospital público de Brasília. Inicialmente realizou-se revisão de literatura, seguido da elaboração das ilustrações, layout, design e textos da tecnologia educativa. Após a tecnologia elaborada buscou-se a validação, que foi composta por duas subfases: primeira, com juízes especialistas, entre de novembro 2020 a agosto 2022; e a segunda, com público-alvo, realizada entre setembro e outubro de 2022. RESULTADOS: Os resultados foram organizados em formato de artigos. O artigo 1, realizou-se uma revisão de literatura, os estudos identificados foram organizado em duas abordagens temáticas: tecnologia em saúde para prevenção e tratamento da lesão por pressão; e a tecnologia em saúde para capacitação/treinamento profissional. Foram apresentadas ferramentas tecnológicas que utilizam simulação virtual, folders informativos, além de especificações sobre qual contexto favorece o aparecimento do tipo de lesão por pressão e o que favorece o aparecimento do tipo de lesão. No artigo 2, tratou-se da validação com 15 juízes - especialistas, todos atuantes na assistência de cuidados e no local de trabalho com alta incidência e prevalência de lesão por pressão. Todos os itens apresentaram ICV acima de 70%, variando entre 73,3%-100% e o coeficiente Kappa entre 0,722 a 1,000. Dessa maneira o material foi considerado válido. O artigo 3, participaram 70 juízes, público-alvo, com experiência na prevenção e tratamento de lesão por pressão. A tecnologia educativa foi validada com excelentes índices de conteúdo, aparência e aplicabilidade, com IC global de 0,99, sem itens discordantes significativamente, p>0,05, e boa confiabilidade 0,768. CONCLUSÃO: Com este estudo, foram identificados diferentes aspectos relativos a aplicação da tecnologia de saúde utilizada na prevenção e cuidado e tratamento de lesões por pressão em indivíduos. Reforçou-se que o processo de trabalho na saúde necessita de constantes investimentos, de segurança e de inovação por meio do uso de tecnologia educativa para auxiliar o enfermeiro na tomada de decisão de maneira eficiente e eficaz durante a gestão da prevenção e tratamento da lesão por pressão. As evidências de validade identificadas, seja no conteúdo, aparência e aplicabilidade foram satisfatórias, reafirmando estudos de validação com o público alvo, classificando-a como ferramenta de apoio educacional para profissionais de enfermagem no desenvolvimento da assistência com qualidade e segurança.
Abstract: INTRODUCTION: Pressure ulcer (PU) is considered a preventable adverse event and is an indicator of the quality of care provided in health services. It is the most notified adverse event in the Ministry of Health/Anvisa ranking by the last 2020-2021 report. Technological innovations in health are growing in the global market with digital culture (booklets, protocols, films, software, e-books, among others), but in relation to LP there are still few validated instruments. an important strategy to improve actions in the prevention and treatment of pressure injuries, complementing the traditional educational efforts of the Nursing team. OBJECTIVE: To develop and validate educational technology for the prevention and treatment of patients with pressure ulcers. METHODS: This is a methodological research aimed at investigating methods for collecting and organizing data. In the elaboration phase, a literature review was carried out and the illustrations, layout, design and texts of the educational technology were elaborated. The validation phase comprises two subphases: in the first, validation was carried out with expert judges, between November 2020 and August 2022; and in the second phase, with a target audience, carried out between September and October 2022.RESULTS:The results were organized in the format of articles. In article 1, a review was carried out to identify studies organized into two thematic approaches: 1) health technology for the prevention and treatment of pressure injuries, and 2) health technology for professional qualification/training. Technological tools that use virtual simulation, information folders, as well as specifications on which context favors the appearance of the type of pressure injury and the context that favors the appearance of the type of injury were presented. 15 expert-judges participated in the development, all of them working in care and in the workplace with a high incidence and prevalence of pressure injuries. All items had ICV above 70%, ranging (73.3%-100%) and the Kappa coefficient varied (0.722 to 1.000). Thus, the material was considered valid. Article 3, 70 judges participated, target audience, with experience in pressure injury prevention and treatment. The educational technology was validated with excellent content, appearance and applicability indices, with a global CI of 0.99, with no significantly discordant items (p>0.05), and good reliability (0.768). CONCLUSION: This study identified different aspects related to the application of health technology used in the prevention and care and treatment of pressure injuries in individuals. It was emphasized that the work process in health needs constant investments, security and innovation through the use of educational technology to assist nurses in making decisions efficiently and effectively during the management of prevention and treatment of PI. The evidence of validity identified, whether in content, appearance and applicability, was satisfactory, reaffirming validation studies with the target audience, classifying it as an educational support tool for nursing professionals in the development of care with quality and safety.
Keywords: Tecnologia educativa
Lesão por pressão
Estomaterapia
Educação em enfermagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Escola Superior de Ciências da Saúde
metadata.dc.publisher.initials: ESCS
metadata.dc.publisher.department: Coordenação do Curso de Pós-Graduação e Extensão
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde
Citation: ANDRADE, Sabrina Meireles de. Tecnologia educativa para enfermeiros sobre prevenção e tratamento de lesão por pressão: evidências de validade. 2023. 77 f. Dissertação ( Mestrado - Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências para a Saúde) - Escola Superior de Ciências da Saúde, Brasília, 2023.
metadata.dc.rights: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/449
Issue Date: 14-Feb-2023
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sabrina_Meireles_de_Andrade.pdf
  Restricted Access
DISSERT_MES_PROF_tecnologiaeducativaparaenfermeiros1,13 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.