Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/410
Tipo: Módulo
Título: Dor: módulo 301: manual do tutor
Título(s) alternativo(s): Módulo 301: dor: manual do tutor
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: A dor remete a uma experiência radicalmente subjetiva. Quando se fala em dor, a tendência é associá-la apenas a um fenômeno neurofisiológico, contudo, admite-se, cada vez mais, que existam “componentes” psíquicos e sociais, na forma como se sente e se vivencia a dor. A singularidade da dor como experiência subjetiva torna-a um campo privilegiado para se pensar a relação entre o indivíduo e a sociedade. Ainda que traduzido e apreendido subjetivamente, o significado de toda experiência humana é sempre elaborado histórica e culturalmente, sendo transmitido pela socialização, iniciada ao nascer e renovada ao longo da vida. Em toda experiência de dor, é fundamental considerar a importância da família, pois da família vêm as primeiras referências de significado que estruturam as experiências vividas. Também a forma como o profissional reage diante da dor e das manifestações de dor do paciente influenciará a própria reação do paciente ao tratamento, porque estamos diante de uma relação em que se enfrentam mundos de significação diversas, o do médico e o do paciente e sua família, todos qualificando esta experiência, ainda que de formas e perspectivas diferentes. Temos aqui a intenção de sugerir algumas reflexões no sentido de se ter presente, ao cuidar da dor, que ela se constitui simbolicamente, com um significado para quem a vivencia, concepção que pode contribuir para beneficiar a prática do atendimento à dor. Do que se pode saber sobre a dor, reconhecemos que nela se revela, simultaneamente, a singularidade do sujeito, sua dor, a particularidade da cultura, na qual se manifesta, e a universalidade da condição humana. Este módulo, em consonância com esta proposta, objetiva despertar o interesse dos estudantes para a questão do “homem com dor” e não “a dor do homem”, como elemento determinante do seu mundo e relações, a partir de uma visão que englobe, além da neurofisiologia, as experiências humanas, sua história e cultura.
Palavras-chave: Dor
Mecanismos
Avaliação
Tratamento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Dor: módulo 301: manual do tutor. Brasília: FEPECS, 2007. 37 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/410
Data do documento: Abr-2007
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mod 207 Tutor 2007.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_dor360,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.