Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/394
Tipo: Módulo
Título: Habilidade e atitudes em comunicação: 1ª série
Título(s) alternativo(s): Habilidades e atitudes
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: A unidade educacional de Habilidades e Atitudes integra as áreas de Comunicação e Semiologia que em conjunto se revestem de alta relevância dentro do currículo médico. O módulo une a teoria e a prática tendo por objetivo facilitar a apreensão do conhecimento. As atividades buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade, com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, busca a diversificação dos cenários e privilegia metodologias ativas de aprendizagem. O treinamento em Habilidades e Atitudes será realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos, sob a supervisão conjunta e simultânea de docentes da Comunicação e da Semiologia. É inquestionável o papel da Comunicação na formação do profissional médico, pois envolve um conjunto de saberes e práticas que privilegiam não só a dimensão biológica do ensino em saúde, mas também os aspectos psicossociais e culturais, valorizando, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem mais humanizado, coerente e sensível às necessidades do indivíduo e da comunidade. O propósito é desenvolver no estudante a capacidade de comunicar-se de forma clara, empática, com conhecimento técnico, postura ética e humanística no exercício profissional com o paciente, a família, a comunidade, os demais profissionais do setor saúde e aqueles que promovem interface com este, respeitando os diferentes valores e crenças. Esta abordagem inclui os aspectos técnicos, éticos e humanísticos, sustentados pela Psicologia Médica, Antropologia, História, Filosofia e Sociologia, favorecendo assim o aprendizado e uma atenção integral, nos quais estão envolvidos o pensar, o sentir e o agir comunicativo. A semiologia é uma arte que envolve o domínio de técnicas de obtenção de história clínica, de destreza na realização de exame físico e de análise de dados com o intuito de obtenção do diagnóstico, de proposição terapêutica e do estabelecimento do prognóstico. A obtenção da história clínica e a execução do exame físico, assim como a análise dos dados obtidos, requer do examinador uma correlação e uma integração ampla de conhecimentos, tais como anatomia, histologia, embriologia, fisiologia, fisiopatologia, patologia e outros. Aos estudantes da 1ª série do curso de medicina da ESCS serão enfatizados os aspectos inerentes aos exames clínicos e complementares, essencialmente em relação às noções de normalidade. Outros conteúdos também são abordados na unidade educacional de Habilidades e Atitudes da 1ª série, como os riscos que cercam os profissionais de saúde e os pacientes no ambiente onde os primeiros trabalham e os últimos são tratados e práticas de alguns procedimentos serão realizadas como a da introdução parenteral de medicamentos e o suporte básico de vida.
Palavras-chave: Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Comunicação em medicina
Semiologia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes em comunicação: 1ª série. Brasília: FEÈCS, 2007. 26 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/394
Data do documento: Jan-2007
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual Comunicação Docente 2007.pdf
  Restricted Access
MODULO_ESCS_MED_habilidadeseatitudescomunicacao387,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.