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Tipo: Módulo
Título: Interação, ensino, serviços, comunidade I
Título(s) alternativo(s): IESC I
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: Para tanto, o curso de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) vem construindo mudanças importantes no processo da formação médica, pois o médico, não importa sua área de atuação, deverá associar uma visão geral e integral do indivíduo à sua prática competente. Sua preocupação social deverá estar presente em todos os seus atos profissionais, tendo como objetivo principal a luta pela promoção, manutenção e pronto restabelecimento da saúde do indivíduo e da comunidade, levando-se em conta o contexto familiar e social. A Interação Ensino-Serviços-Comunidade (IESC) é um componente educacional oferecido semanalmente e continuamente nas quatro primeiras séries do curso de Medicina. Está fundamentada em um novo paradigma de atuação médica que introduz importante mudança do eixo do ensino clínico do hospital universitário para uma rede hierarquizada e regionalizada de serviços e a atuação na comunidade. Suas atividades serão desenvolvidas em cinco áreas curriculares: promoção da saúde, prevenção específica e prevenção clínica de doenças e agravos, organização e serviços do sistema de saúde, análise quantitativa de dados e prática médica comunitária. Neste contexto, os estudantes iniciam o contato com a realidade social, desde a primeira série. Os cenários de ensino e os campos de atuação são os ambientes comunitários, as unidades básicas de saúde (unidades do Programa Família Saudável, centros e postos de saúde), os hospitais regionais e os serviços especializados. Ao extrapolarem os ambientes dos hospitais universitários, os estudantes interagem com diversos cenários de aprendizagem e ampliam seus conhecimentos relacionados à Medicina Comunitária e ao sistema e políticas de saúde local e regional. Desenvolvem habilidade de iniciação científica nas múltiplas áreas, especialmente em epidemiologia e interagem com os outros módulos de ensino. Sendo a IESC uma unidade de ensino predominantemente prática ao interagir com as outras unidades educacionais, propicia a quebra da dicotomia teoria/prática. O currículo é flexível, permitindo adequação dos objetivos educacionais e conteúdos curriculares direcionados aos problemas comunitários existentes. Assim, as propostas de atuação envolvendo diagnóstico de situação, bem como ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção da doença são realizadas em parcerias com equipes das unidades básicas de saúde e a comunidade. As atividades da 1ª série serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive do Programa Família Saudável(PFS).
Palavras-chave: Educação médica
Problematização
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Interação, ensino, serviços, comunidade I. Brasília: FEPECS, 2007. 42 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/389
Data do documento: Jun-2007
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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