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Tipo: Módulo
Título: Habilidades e atitudes: 3ª série
Título(s) alternativo(s): Habilidades e atitudes III
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: As atividades práticas serão realizadas nos hospitais e o estudante fará entrevistas com pacientes internados. Deverá coletar as informações necessárias para a elaboração de uma história clínica ampliada, que aborde os aspectos biopsicossociais nas diferentes etapas do desenvolvimento humano. O exame físico deverá ser realizado de forma técnica e sistematizada, respeitando a autonomia, a privacidade e a dignidade do paciente. O estudante deverá buscar apreender o sujeito e o seu adoecer, discutindo “quem é a pessoa entrevistada”, e em seguida a doença que motivou sua internação. Discutirá os achados clínicos, indicando e interpretando os exames complementares pertinentes a cada caso, finalizando com a impressão diagnóstica topográfica e sindrômica. Os conteúdos da Unidade de Habilidades e Atitudes em Comunicação serão apresentados a partir de uma aproximação com a Medicina Narrativa. A narrativa médica não é recente. Peças de ficção médica são frequentes na literatura e em tantos outros meios de comunicação de massa. Escritos leigos descrevendo experiências com o adoecer popularizam-se e hoje encontram espaços assíduos na imprensa. Os médicos, por seu turno, têm se interessado em narrar aos seus pares ou ao público leigo as experiências singulares que viveram ao cuidar de seus pacientes, ou experiências com o próprio adoecimento. No percurso da formação médica, estudantes, internos e residentes frequentemente se vêm à volta com a narrativa, tanto oral como escrita, na forma de histórias clínicas ou pequenos relatos. A proposta da medicina narrativa é desenvolver nas pessoas que a praticam uma habilidade descritiva e, especialmente, autorreflexiva, possibilitando o desenvolvimento da capacidade de perceber o outro (paciente) enquanto sujeito autônomo que tem uma história, valores, saberes, sentimentos e que desenvolveu uma doença no seu contexto de vida. Ao mesmo tempo, possibilita a percepção dos próprios sentimentos e comportamentos, passando por sentimentos de empatia, incômodos, afetos, emoções, compreensões, irritações, além da observação do ambiente e da comunicação não verbal. Essa proposta é coerente com uma formação que tem como propósito interferir de maneira substancial na prática médica e no processo de adoecimento e recuperação das pessoas, favorecendo o resgate de uma medicina mais qualificada e humanizada. Por meio dessa prática abordaremos diferentes conteúdos para alcançar os objetivos propostos para a 3ª série do Curso de Medicina da ESCS. Esses conteúdos não serão abordados de forma linear, mas de forma circular, sempre alicerçados na experiência prática vivenciada nos cenários escolhidos. Além dos conteúdos relacionados abaixo, outros poderão ser discutidos, caso sejam pertinentes no decorrer da prática. No final do caderno estão listadas algumas referências bibliográficas que poderão ser úteis para o desenvolvimento das atividades.
Palavras-chave: Educação médica
Aprendizagem baseada em problemas
Relação médico - paciente
Comunicação em medicina
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes: 3ª série. Brasília: FEPECS, 2007. 20 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/388
Data do documento: Abr-2007
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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