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Campo DCValorIdioma
dc.creatorEscola Superior de Ciências da Saúde-
dc.date.accessioned2023-05-09T20:06:44Z-
dc.date.available2023-05-15-
dc.date.available2023-05-09T20:06:44Z-
dc.date.issued2007-03-
dc.identifier.citationESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes: 1ª série. Brasília: FEPECS, 2007. 52 p.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/387-
dc.description.resumoA unidade educacional de Habilidades e Atitudes integra as áreas de Comunicação e Semiologia que em conjunto se revestem de alta relevância dentro do currículo médico. O módulo une a teoria e a prática tendo por objetivo facilitar a apreensão do conhecimento. As atividades buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade, com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, busca a diversificação dos cenários e privilegia metodologias ativas de aprendizagem. O treinamento em Habilidades e Atitudes será realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos, sob a supervisão conjunta e simultânea de docentes da Comunicação e da Semiologia. É inquestionável o papel da Comunicação na formação do profissional médico, pois envolve um conjunto de saberes e práticas que privilegiam não só a dimensão biológica do ensino em saúde, mas também os aspectos psicossociais e culturais, valorizando, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem mais humanizado, coerente e sensível às necessidades do indivíduo e da comunidade. O propósito é desenvolver no estudante a capacidade de comunicar-se de forma clara, empática, com conhecimento técnico, postura ética e humanística no exercício profissional com o paciente, a família, a comunidade, os demais profissionais do setor saúde e aqueles que promovem interface com este, respeitando os diferentes valores e crenças. Esta abordagem inclui os aspectos técnicos, éticos e humanísticos, sustentados pela Psicologia Médica, Antropologia, História, Filosofia e Sociologia, favorecendo assim o aprendizado e uma atenção integral, nos quais estão envolvidos o pensar, o sentir e o agir comunicativo. A formação profissional se dará, desde o início, tanto com o estudante integrado aos programas de saúde e atividades clínicas nos serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF, como nos laboratórios de treinamento de habilidades, onde desenvolverão técnicas científicas e humanas na abordagem e na atuação das práticas médicas. A integração das atividades de Comunicação e Semiologia constitui um marco diferencial, propiciando a humanização da relação médico-paciente e reforçando o desenvolvimento de habilidades técnicas compatíveis com as necessidades dos tempos atuais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherEscola Superior de Ciências da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsESCSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectRelação médico - pacientept_BR
dc.subjectComunicação em medicinapt_BR
dc.subjectSemiologiapt_BR
dc.subjectAnatomiapt_BR
dc.subjectFisiologiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINApt_BR
dc.titleHabilidades e atitudes: 1ª sériept_BR
dc.title.alternativeHabilidades e atitudes Ipt_BR
dc.typeMódulopt_BR
Aparece nas coleções:Módulos 2006 - 2010

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