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https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/387
Tipo: | Módulo |
Título: | Habilidades e atitudes: 1ª série |
Título(s) alternativo(s): | Habilidades e atitudes I |
Autor(es): | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Resumo: | A unidade educacional de Habilidades e Atitudes integra as áreas de Comunicação e Semiologia que em conjunto se revestem de alta relevância dentro do currículo médico. O módulo une a teoria e a prática tendo por objetivo facilitar a apreensão do conhecimento. As atividades buscam a maior integração possível com os módulos temáticos e com a unidade Interação Ensino-Serviço-Comunidade, com o intuito de aproximar temas, conteúdos e objetivos. Além disso, fortalecem o trabalho em pequenos grupos, busca a diversificação dos cenários e privilegia metodologias ativas de aprendizagem. O treinamento em Habilidades e Atitudes será realizado de forma longitudinal nos quatro primeiros anos, sob a supervisão conjunta e simultânea de docentes da Comunicação e da Semiologia. É inquestionável o papel da Comunicação na formação do profissional médico, pois envolve um conjunto de saberes e práticas que privilegiam não só a dimensão biológica do ensino em saúde, mas também os aspectos psicossociais e culturais, valorizando, desta forma, o processo de ensino-aprendizagem mais humanizado, coerente e sensível às necessidades do indivíduo e da comunidade. O propósito é desenvolver no estudante a capacidade de comunicar-se de forma clara, empática, com conhecimento técnico, postura ética e humanística no exercício profissional com o paciente, a família, a comunidade, os demais profissionais do setor saúde e aqueles que promovem interface com este, respeitando os diferentes valores e crenças. Esta abordagem inclui os aspectos técnicos, éticos e humanísticos, sustentados pela Psicologia Médica, Antropologia, História, Filosofia e Sociologia, favorecendo assim o aprendizado e uma atenção integral, nos quais estão envolvidos o pensar, o sentir e o agir comunicativo. A formação profissional se dará, desde o início, tanto com o estudante integrado aos programas de saúde e atividades clínicas nos serviços da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF, como nos laboratórios de treinamento de habilidades, onde desenvolverão técnicas científicas e humanas na abordagem e na atuação das práticas médicas. A integração das atividades de Comunicação e Semiologia constitui um marco diferencial, propiciando a humanização da relação médico-paciente e reforçando o desenvolvimento de habilidades técnicas compatíveis com as necessidades dos tempos atuais. |
Palavras-chave: | Educação médica Aprendizagem baseada em problemas Relação médico - paciente Comunicação em medicina Semiologia Anatomia Fisiologia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Escola Superior de Ciências da Saúde |
Sigla da Instituição: | ESCS |
Citação: | ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Habilidades e atitudes: 1ª série. Brasília: FEPECS, 2007. 52 p. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/387 |
Data do documento: | Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Módulos 2006 - 2010 |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Habilidades e Atitudes I 2007.pdf Restricted Access | MODULO_ESCS_MED_habilidadeseatitudes1 | 903,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
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