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Tipo: Módulo
Título: Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor
Título(s) alternativo(s): Módulo 303: febre, inflamação e infecção: módulo do tutor
Autor(es): Escola Superior de Ciências da Saúde
Resumo: As infecções são as causas mais frequentes de processos febris no ser humano, qualquer que seja o ciclo de vida considerado. Uma diversidade de agentes infecciosos, com mecanismos de agressão bastante peculiares, em um país com dimensões continentais como o Brasil, torna o estudo das doenças infecto parasitárias um desafio permanente, encerrando uma área da medicina empolgante, de extrema importância para prática clínica diária e que ostenta interfaces com todos os ramos da medicina. O terceiro ano do curso de Medicina da ESCS marca o início do estudo das manifestações clínicas das doenças. Partimos de um enfoque direcionado para como as doenças se processam, para uma abordagem centrada no como elas de exteriorizam e em que contextos clínicos diferenciais. É chegado o momento de compreendermos os diversos fenômenos clínicos que acompanham as perturbações do processo saúde-doença, onde a resposta febril tem importância capital, seja orientando o diagnóstico, a terapêutica e o prognóstico, ou determinando comportamentos que visam o restabelecimento e recuperação da saúde ora comprometida. Para atingirmos essa compreensão de forma adequada, será necessário o resgate de conhecimentos básicos, veiculados em módulos anteriores, relativos à resposta inflamatória e os mecanismos de defesa orquestrados por células e órgãos do sistema imune. Procuramos, pois, durante a construção do módulo, criar oportunidades para que essa integração básico-clínica ocorra, porque entendemos que a mesma é de fundamental importância para a consolidação dos conhecimentos novos introduzidos na série. Além disso, procuramos ensejar discussões relativas ao uso racional de métodos complementares de diagnósticos no processo de investigação das doenças que cursam com febre e inflamação, considerando, além dos aspectos clínicos, seus aspectos epidemiológicos, socioculturais e diagnósticos diferenciais.
Palavras-chave: Termorregulação
Febre
Inflamação aguda
Inflamação crônica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE. Febre, inflamação e infecção: módulo 303: módulo do tutor. Brasília: FEPECS, 2004. 42 p.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/312
Data do documento: Abr-2004
Aparece nas coleções:Módulos 2001 - 2005

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