Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1204
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Atendimento e telemonitoramento no contexto da covid-19: relato de experiência na atenção primária à saúde
Título(s) alternativo(s): Care and telemonitoring in the context of covid-19: experience report in the primary health care
Autor(es): Silva, Letícia Alves da
Lopes, Cleide de Andrade
Silva, Thais Barros Zanette da
Oliveira, Sara Laodicéia Queiroz da Silva de
Santiago, Patrícia Liberato Silva
Resumo: Objetivo: relatar a experiência dos profissionais de saúde na realização do atendimento e telemonitoramento dos usuários do Sistema Único de Saúde brasileiro com sintomas gripais atendidos na Atenção Primária à Saúde. Desenvolvimento: informações coletadas em fontes oficiais e registros das vivências dos autores. As estratégias adotadas durante a pandemia foram: porta de entrada, fluxograma e escala de profissionais nas unidades básicas de saúde, escuta inicial, acolhimento à demanda espontânea e notificação dos casos suspeitos e confirmados da covid-19, desenvolvimento e preenchimento da planilha de Excel para o acompanhamento dos casos, definição de responsáveis pela realização do telemonitoramento aos usuários suspeitos e confirmados da covid-19, telemonitoramento ao usuário, aspectos positivos e limitadores da experiência do telemonitoramento, impressões e sensações dos profissionais de saúde e usuários atendidos. Conclusões: por meio do telemonitoramento foi possível reduzir a ida de usuários às UBS, diminuindo, assim, a possibilidade de novos contágios. O telemonitoramento destacou-se como importante ferramenta para a coordenação do cuidado.
Abstract: Objective: to report the experience of Health Professionals during care and telemonitoring of the Brazilian Unified Health System users with flu-like symptoms in Primary Health Care. Development: information collected from official sources and authors’ experiences records. The strategies adopted during the covid-19 pandemic were: health unit front door reorganization, readjustment of professionals’ work schedule in the health units, initial listening, reception of health system users without an appointment and notification of suspected and confirmed cases of covid-19, development and fill out of an eletronic spreadsheet to help carry out telemonitoring of suspected and confirmed cases of covid-19, telemonitoring of health system users, feelings and impressions of health professionals and health system serviced users. Conclusions: through telemonitoring it was possible to reduce the number of users going to the health units, thus reducing the possibility of new infections. Telemonitoring stood out as an important tool for care coordination.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Covid-19
Telemonitoramento
Assistência ambulatorial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA::SAUDE PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: SILVA, L. A. et al. Atendimento e telemonitoramento no contexto da Covid-19: relato de experiência na atenção primária à saúde. Comunicação em Ciências da Saúde, [S. l.], v. 33, n. 01, 2022. DOI: 10.51723/ccs.v33i01.1047. Disponível em: https://revistaccs.escs.edu.br/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/1047. Acesso em: 5 ago. 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: DOI: https://doi.org/10.51723/ccs.v33i01.1047
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1204
Data do documento: 25-Mar-2022
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CCS_v33n01_02_ID-1047.pdfARTIGO_CCS_atendimentotelemonitoramento451,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.