Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1137
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Percepção de usuários de pronto-socorro de pediatria de um hospital regional acerca dos serviços em pediatria durante anos de 2022-2023
Autor(es): Paula, Autores Joao Teodoro Sousa de
Barra, Betânia Bisinoto
Resumo: Este estudo aborda a percepção dos usuários sobre os serviços de saúde durante a pandemia de covid-19 em um hospital secundário do Distrito Federal, de forma a entender seus usuários, para que assim consiga garantir princípios do SUS. O estudo procurou entender como a pandemia e a reorganização do sistema de saúde impactou a vida dos usuários. O estudo utilizou a metodologia construti-vo-interpretativa para desenvolver entrevistas e realizar suas análises. Os resul-tados revelaram duas principais zonas de sentido. Os participantes expressaram desconforto, desconhecimento e angústia em relação à saúde dos acompanhados, destacando desequilíbrio nos aspectos biopsicossociais e espirituais, associados à falta de informações elucidativas sobre saúde, em conjunto com sensação de abandono por parte do sistema de saúde. A segunda zona de sentido mostrou que os participantes apenas identificaram mudanças nos serviços de saúde ao buscar atendimento, o que revela perda do contato SUS-usuário. As mudanças foram vistas como benéficas por alguns, proporcionando segurança e cuidado. Porém, a falta de comunicação eficaz levou à falta de orientação. A escassez de pessoal médico também foi mencionada como um desafio. O estudo destaca a importância da comunicação entre os serviços de saúde e os usuários para garantir o acesso adequado aos cuidados de saúde. Também enfatiza a complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e a necessidade de compreender as experiências individuais e subjetivas dos pacientes para melhorar a qualidade dos serviços de saúde e a qualidade de vida da população.
Abstract: This study addresses the perception of users regarding healthcare services during the covid-19 pandemic at a secondary hospital in the Federal District, aiming to understand its users in order to ensure the principles of the Unified Health System (SUS). The study sought to understand how the pandemic and the reorganization of the healthcare system impacted the lives of users. The study used a constructive-interpretative methodology to conduct interviews and perform its analyses. The results revealed two main areas of meaning. Participants, due to a lack of care, expressed discomfort, lack of knowledge, and anxiety regarding the health of those they were caring for, highlighting imbalances in biopsychosocial and spiritual aspects, associated with a lack of informative health information, along with a sense of abandonment by the healthcare system. The second area of meaning showed that participants only identified changes in healthcare services when seeking care, revealing a loss of SUS-user contact. The changes were seen as beneficial by some, providing security and care. However, the lack of effective communication led to a lack of guidance. The shortage of medical personnel was also mentioned as a challenge. The study highlights the importance of communication between healthcare services and users to ensure proper access to healthcare. It also emphasizes the complexity of the Unified Health System (SUS) and the need to understand individual and subjective patient experiences to improve the quality of healthcare services and the quality of life of the population.
Palavras-chave: Qualitativa
Subjetividade
Percepção
Pandemia
SUS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA::CLINICA MEDICA::PEDIATRIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Escola Superior de Ciências da Saúde
Sigla da Instituição: ESCS
Citação: PAULA, J. T. S.; BARRA, B. B. Percepção de usuários de pronto-socorro de pediatria de um hospital regional acerca dos serviços em pediatria durante anos de 2022-2023. Health Residencies Journal - HRJ, [S. l.], v. 5, n. 24, 2024. DOI: 10.51723/hrj.v5i24.961. Disponível em: https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/961. Acesso em: 14 jun. 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.fepecs.edu.br:8443/handle/123456789/1137
Data do documento: 6-Mai-2024
Aparece nas coleções:Pediatria

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HRJ_v5n24_06_Percepcao-de-usuarios-de-pronto-socorro-de-pediatria.pdfARTIGO_HRJ_RES_percepcaodeusuariosdepediatria177,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.